Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de julho de 2012

 

CNS e Ministério Público articulam-se para defesa do SUS

 

 

Para intensificar seu trabalho conjunto, o Conselho Nacional de Saúde e o Ministério Público Federal realizam, em 3 e 4 de setembro, em Brasília, o 1º Seminário Permanente de Articulação entre o Ministério Público e o Controle social, com a expectativa de reunir conselheiros de saúde e responsável perante o poder Judiciário pela defesa da ordem jurídica e observância das leis, o Ministério Público pode ser considerado um dos maiores vigilantes dos interesses da sociedade. Na avaliação do promotor da Justiça e Defesa da Saúde (Prosus), Jairo Bisol, a aproximação entre Ministério Público e Conselho Nacional de Saúde é um passo a mais rumo a um Sistema Único de Saúde (SUS) mais transparente. “As ações do MP potencializam as ações do CNS; trata-se de uma boa estratégia para melhorar o conjunto de ações e serviços prestados pelo SUS”, considera Bisol.


“O Conselho Nacional de Saúde está se articulando cada vez mais com instituições, entidades e movimentos da sociedade civil para que a defesa da saúde pública de qualidade seja feita em diversas frentes e possa fazer com que o debate sobre o SUS se aprofunde e ganhe mais peso”, resume o secretário executivo do CNS, Márcio Florentino. Ele explica que a iniciativa do seminário é resultado de um esforço cada vez maior do CNS para levar o controle social em saúde para novas arenas de participação democrática e de defesa do direito à saúde. "Quando participou da 17ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, em 10 de julho, o procurador Marco Antônio Teixeira, do Ministério Público do Paraná, comentou que o Ministério Público precisa da ajuda dos conselhos de saúde para fazer melhor seu trabalho, ressaltando que conselheiros devem agir como indutores de um debate ampliado para toda a população”, lembrou.


Na programação do seminário estão previstas três mesas temáticas para discussão:  “Controle social e o seu papel na democratização do direito à saúde”, “Articulação entre o controle social e o Ministério Público nas estâncias federativas” e “Construindo agenda permanente entre o Ministério Público e o controle social”.

 

As inscrições podem ser feitas até 10 de agosto pelos e-mails cns@saude.gov.br  e leidi.rodrigues@saude.gov.br

 

Acesse aqui a programação do Seminário

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I