Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 21 de maio de 2012

 

 

Saúde é tema de audiências públicas

 

        Para esta semana, estão previstas audiências públicas para discussão sobre tratamento do câncer, pessoas com deficiência, proibição de bebida alcoólica para adolescentes, royalties do petróleo, temas trabalhistas entre outros.


Tratamento do Câncer


        A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o projeto PLS 352/11, da senadora Ana Amélia, que inclui, no rol dos serviços prestados pelos planos de saúde, a quimioterapia oral em domicílio. Antes de sua aprovação pela CAS, a proposta foi discutida em audiências públicas com várias organizações que trabalham com pacientes de câncer e agora segue para análise da Câmara dos Deputados.


        A senadora argumenta que o atendimento em casa, “possibilita a melhoria na qualidade de vida dos pacientes que sofrem com câncer e precisam deixar seus lares para receber um tratamento doloroso”. Além disso, salienta, “a quimioterapia convencional é agressiva, invasiva, exige internação, deixa a pessoa suscetível à contaminação e mais, ocupa vagas de hospital que poderiam ser usadas para atendimentos de emergência”.

 

Estatuto da Pessoa com Deficiência


        A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República criou um grupo de trabalho, formado por três representantes da Câmara, três do Senado, cinco juristas, e representantes da SDH e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), para analisar todos os projetos de lei relativos aos direitos das pessoas com deficiência.


        O PLS 6/2003, do senador Paulo Paim, tem por objetivo é subsidiar o Congresso Nacional para a definição do texto final do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que beneficiará 45 milhões de pessoas diretamente, além de suas famílias.

 

Menores e bebida alcoólica

 

        Aprovado na última quinta-feira (16) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o projeto de lei do Senado (PLS) 655/2011 que tipifica como crime o ato de vender ou oferecer, mesmo gratuitamente, bebida alcoólica a menor de 18 anos, e exclui o tema da Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/1941).


        O texto, do senador Cyro Miranda, agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde terá decisão terminativa, devendo, na sequência ser enviado à Câmara dos Deputados.


        A iniciativa retira o assunto do âmbito da Lei das Contravenções Penais, possibilitando a aplicação de medidas mais rigorosas para coibir essa prática nefasta. Cuida também de impor multas elevadas para os estabelecimentos que cometam o crime ou tolerem a ocorrência em suas dependências, observou o relator.


Médicos estrangeiros no Brasil


        As comissões de Assuntos Sociais (CAS), do Senado, e de Seguridade e Família, da Câmara dos Deputados, realizarão, de forma conjunta, seminário para discutir o ingresso de médicos estrangeiros no Brasil. A iniciativa é do senador Paulo Davim.


        A realização do seminário, explicou o senador, foi sugerida por participantes da audiência pública que discutiu o projeto de lei da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que tem por objetivo à revalidação automática de diplomas estrangeiros para profissionais de saúde exercerem a medicina no Amazonas (PLS 15/2012).


Petróleo


        O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirma que as prefeituras enfrentam uma grave situação de endividamento. Para reverter a precária situação financeira dos municípios, os prefeitos pressionam o Congresso a concluir a votação do projeto de lei (PL 2565/11) que redistribui os royalties do petróleo para todos os municípios do País.

 

        A distribuição dos royalties também está sendo discutida por um grupo de trabalho na Câmara, mas não há acordo sobre o texto do relator deputado Carlos Zarattini.

 

 


Temas trabalhistas


        Nas comissões, os temas trabalhistas voltam a dominar a pauta da Comissão de Assuntos Sociais que deverá votar projeto de lei (PLS 92/2006) que determina a responsabilidade do pagamento do seguro contra acidente de trabalho de empregado temporário e o PLS 476/2008 altera a lei para fixar o valor mínimo do auxílio-acidente, benefício da Previdência Social.


        O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também comparecerá ao Senado esta semana, para explicar as novas regras de cálculo dos rendimentos das cardenetas de poupança, instituídas pela Medida Provisória nº 567, de 2012, que estabelece regras para a desindexação da economia.


Comissão de Relações Exteriores


        Audiência pública para discutir os rumos da política externa brasileira, para o biênio 2011-2012 e a avaliação da organização e das expectativas para a Rio +20. Foram convidados o ex-deputado federal e ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Fábio Feldmann, o assessor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alfredo Joly, e o assessor extraordinário para a Rio +20 do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Antônio Lyrio Silva. A reunião será no plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa, às 18h.


Comissão de Direitos Humanos


        Esta semana será realizada uma audiência pública dedicada exclusivamente ao enfrentamento à tortura em centros de detenção, dentre eles, estabelecimentos penais e hospitais psiquiátricos. O projeto de lei do Executivo (PL 2442/2011) que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura está em análise na Câmara dos Deputados. A reunião está marcada para 9h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho.


        Foram convidados para a audiência Deise Benedito, diretora do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; José Filho, assessor jurídico da Pastoral Carcerária; Fábio do Nascimento Simas, membro do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura; e Mário Coriolano, participante do Subcomitê da ONU.


Rio +20


        A comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realiza audiência pública sobre a Rio +20. Logo após iniciará a votação de matérias da pauta. O colegiado analisará o projeto de lei que determina a instalação de recipientes para lixo e materiais descartáveis em veículos de transporte de passageiros com mais de quinze lugares. A exigência consta do PLC 90/2011, que altera o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I