Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 21 de setembro de 2012

 

21 de setembro, dia especial para pessoas especiais

 

         Mais que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre os temas que hoje celebramos: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e Dia Mundial do Alzheimer.

 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, desde então este dia é marcado por manifestações e atividades espalhadas por todo Brasil, com objetivo de mostrar a importância e o lugar que ocupam na sociedade todos esses cidadãos, com deficiência, seja física, intelectual ou sensorial.

 

O Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 14,5% da população têm alguma dificuldade para andar, ouvir, falar e apresenta lesões incapacitantes. Essas pessoas também têm os direitos de saúde protegidos por lei. O Sistema Único de Saúde (SUS) prevê políticas de inclusão das pessoas com deficiência por meio de uma série de portarias e leis de âmbito nacional.

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), atento às deliberações da 14ª Conferência Nacional de Saúde, tem como um dos principais objetivos a inclusão do portador de necessidades especiais na sociedade nas três esferas de gestão.

 

Viver sem Limites - Lançado em 2011, pelo governo federal, o Plano Viver sem Limites, que envolve 19 ministérios, além do Ministério da Saúde, tem sido atentamente acompanhado pelos conselheiros nacionais de saúde. Durante a 236ª reunião ordinária do CNS os conselheiros, representantes de movimentos sociais e entidades, apresentaram novas sugestões para a elaboração do Plano Nacional de Saúde (PNS)/ Plano Plurianual (PPA) 2012/2015.

 

Dentre os pontos listados destaca-se, como por exemplo, maior investimento na área de prevenção de doenças ou condições de saúde que causem deficiências, sendo enfatizado o combate à desnutrição e aos acidentes de trânsito e do trabalho; promoção de campanhas de esclarecimento em instituições de ensino, empresas e comunidades sobre a importância da doação de órgãos; incentivo à pesquisa sobre tratamentos e equipamentos para uso dos portadores de deficiência.

 

Na educação, pode ser citada a proposta de oferta, obrigatória e gratuita, de educação especial, em estabelecimentos públicos de ensino, sendo garantido, nos orçamentos (da União, Estados e municípios) um percentual mínimo destinado à educação especial.

 

Na avaliação da conselheira nacional Marisa Furia, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Pessoa com Deficiência (CISPD), “este foi um trabalho muito interessante e participativo, envolvendo todas as representações do CNS, e as nossas sugestões relacionadas à pessoa com deficiência foram incorporados ao Plano Viver Sem Limites”, comemora a conselheira.

 

Alzheimer – Hoje, também, comemora-se o Dia Mundial do Alzheimer,  doença degenerativa atualmente incurável, mas que possui tratamento e permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família.


Descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma e são inúmeros os casos que evoluem para demência. 

 

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), que tem representação no Conselho Nacional de Saúde, trabalha este ano com temática do diagnóstico precoce. “Quanto antes souber, mais tempo você terá para lembrar”, adverte o slogan da campanha 2012.

 

De acordo com Tani Jacobson, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer de Florianópolis (SC), “o diagnóstico precoce é uma das grandes batalhas da ABRAz”. O foco da associação ressalta a presidente, é elaborar estratégias de cuidado ao paciente junto a sua família e seus familiares. “Com a descoberta da doença, muitas famílias se vêem desestruturadas, muitas vezes por não saber tratar do familiar com a doença”, finaliza Tani Jacobson. 

 

Neste dia 21 de setembro, o Conselho Nacional de Saúde, parabeniza a todos e todas pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e pelo Dia Mundial do Alzheimer.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I