Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 22 de outubro de 2012

 

Informe Legislativo

 

         A semana de 22 a 26 para o Congresso Nacional será de debates e palestras, organizadas para tratar de grandes temas da atualidade. Nesta terça-feira, 23, terá início o segundo ciclo de debates do Fórum Senado Brasil 2012 sob o tema "Brasil – construção permanente". O fórum está aberto ao público e irá até a próxima quinta-feira, 25, no auditório do Interlegis, no Senado Federal.

 

O evento, que é promovido pela comissão técnica criada pela Presidência do Senado Federal, tem por objetivo avaliar a primeira década do século 21 e pensar o futuro. No primeiro ciclo do fórum, o tema "Democracia em tempos de mutações" também foi tratado em palestras e debates realizados durante 11 dias.


Já nesta segunda etapa, os participantes do segundo ciclo de debates do Fórum Senado Brasil 2012 deverão abordar, entre outros assuntos, a identidade nacional; a responsabilidade do Brasil diante de um novo momento da história; e o processo de construção e degradação do país. As reflexões sobre os temas incluem contribuições da História moderna e contemporânea, bem como da Psicanálise e Psicologia.


Para participar do segundo ciclo de debates do Fórum Senado Brasil 2012 basta acessar http://www.senado.leg.br/senado/forumsenado2012/ onde está disponível a programação completa do fórum.


Projeto de Iniciativa Popular – Outro destaque no Senado é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 53/2012), que tem por objetivo facilitar a apresentação de projeto de iniciativa popular, reduzindo o número de assinaturas.


Atualmente, a Constituição Federal determina que a iniciativa popular poderá ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito, no mínimo, por 1% (um por cento) do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.


Na avaliação do senador Tomás Correia (PMDB/RO), autor da PEC nº 53/2012, a dificuldade em atingir milhão de assinaturas para viabilizar a tramitação desse tipo de projeto pode ser a razão da existência de poucos deles no País, por isso, adverte o senador, devemos discutir para encontrar alternativas de apoio à proposta de iniciativa popular.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I