Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de agosto de 2012

 

Nova política dedica-se à saúde do trabalhador

 

 

Fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador sempre foi uma preocupação do Conselho Nacional de Saúde, que considera um avanço a publicação, na semana passada, da portaria que institui a Política e o Plano Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Brasil. “Esta medida vai trazer muitos benefícios à classe trabalhadora do nosso país, desde garantir os direitos a qualidade no ambiente profissional de todos os trabalhadores, independentemente de sua localização (área urbana ou rural), até a forma de inserção no mercado de trabalho”, indica o conselheiro nacional de saúde Jorge Venâncio, representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), lembrando que a elaboração da política contou também com o apoio do CNS. Ele ressaltou que integrar e ampliar políticas e estratégias para assegurar atenção e vigilância à saúde do trabalhador é uma das prioridades definidas pela 14ª Conferência Nacional de Saúde.


Para ele, o controle social pode identificar as áreas mais problemáticas, do ponto de vista da segurança e da saúde do trabalhador. “Cabe, na prática, aos movimentos sociais e aos sindicatos sistematizar informações sobre os principais gargalos da segurança e da saúde do trabalhador”, analisa o conselheiro nacional, que também integra o grupo tripartite composto pelos ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência para a condução das políticas públicas relacionadas à saúde do trabalhador.


A Política e o Plano Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Brasil tem sete princípios e diretrizes norteadores: universalidade, integralidade, participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social, descentralização, hierarquização, equidade e precaução. Além disso, a nova portaria está alinhada com o conjunto de políticas de saúde implementadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como a Política e o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (Plansat). “A portaria traz as diretrizes e estratégias a serem observadas nas três esferas de gestão do SUS, o que fortalecerá todos os níveis de gestão pela definição desses princípios”, observa Carlos Augusto Vaz de Souza, coordenador geral da Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.

 

Acesse aqui a portaria que institui a Política e o Plano Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Brasil

 

Acesse aqui a recomendação do CNS pela estruturação da rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I