Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de janeiro de 2012

 

Balanço da Saúde em 2011 é tema de destaque em Reunião Ordinária

de janeiro

 

 

img

         Em 2011, a saúde foi apontada como principal problema do Brasil pela população, segundo pesquisa divulgada pelo IBOPE em fevereiro passado, e esteve no centro dos debates governamentais e da sociedade. Na manhã desta quarta-feira (25), durante o primeiro dia de Reunião Ordinária de 2012, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) abordou os principais debates referentes ao setor no ano passado e apontou resultados positivos e negativos de ações tanto do Colegiado como do Ministério da Saúde.


         Temas de destaque como a realização da 14ª Conferência Nacional de Saúde, a consolidação do controle social, a necessidade de melhorias e qualificação na gestão, o financiamento e eficiência nos gastos, a regulamentação da Emenda 29, o fortalecimento da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde, o aumento da obesidade, do consumo de álcool e da violência foram alguns pontos levantados pelos conselheiros.


         O secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, participou da mesa e apresentou as principais linhas de ações desenvolvidas pela pasta em 2011 com base nas prioridades do governo Dilma: erradicação da miséria absoluta, melhoria da infraestrutura do país, dos direitos humanos e de cidadania, e desenvolvimento econômico e social. “O planejamento em saúde atua de maneira a contribuir para erradicar a extrema pobreza no país e a gestão do ministro Alexandre Padilha tem feito todos os esforços para atender e cumprir todo esse planejamento”, disse.

 

img

         Massuda destacou ainda como avaliação positiva a participação do Conselho Nacional de Saúde na construção das propostas do Plano Nacional de Saúde 2012-2015 e do Plano Plurianual. Segundo ele, o processo é fundamental para o fortalecimento do controle social uma vez que várias contribuições do CNS foram aderidas.


         O conselheiro nacional representante dos trabalhadores, José Corrijo Brom, falou em seguida e pontuou eventos promovidos pelo Conselho como o Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento e a 14ª Conferência de Saúde como atividades positivas.


         No entanto, Brom ressaltou alguns “atropelos” sofridos em 2011 pelo Conselho Nacional de Saúde com relação à publicação de políticas, decretos e portarias sem análise do Colegiado.  “É preciso resgatar e consolidar o papel de contribuição do Conselho junto às políticas centrais e estruturantes do sistema. No ano passado fomos surpreendidos por uma série de medidas e legislações que não foram debatidas pelo CNS”, afirmou.


         A conselheira nacional representante dos usuários do SUS, Jurema Werneck, destacou ainda que várias decisões foram tomadas à margem da avaliação dos conselhos estaduais e municipais. “Temos o desafio de consolidar o controle social e de que os conselhos atuem como voz da saúde e de toda a sociedade”.

 

         Vários conselheiros cobraram que o Ministério da Saúde apresente uma avaliação concreta das ações desenvolvidas junto aos usuários do SUS, a partir da divulgação de resultados e dados.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I