Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de setembro de 2012

 

I Encontro Extraordinário dos Comitês de Ética em Pesquisa fecha documento sobre a revisão da Resolução 196/96

 

 

“Atualizar para fortalecer”. Esse foi o tema do I Encontro Extraordinário dos Comitês de Ética em Pesquisa - ENCEP, realizado entre os dias 20 a 22 de setembro de 2012, na cidade de São Paulo (SP). O propósito do evento foi revisar os principais pontos da resolução CNS - 196/96, questionados durante a realização de uma consulta pública, ocorrida no período de 10 de setembro a 10 de novembro de 2011, bem como ampliar a participação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP’s), na formulação de uma versão final do documento que será encaminhada, posteriormente, para aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).


O evento contou com a participação de cerca de 450 representantes de todos os CEP’s do País. Na mesa de abertura estiveram presentes a coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Gyselle Saddi Tannous, e do Diretor de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS), Jailson Correia, que salientou a importância da reunião e de todo o processo que culminou na realização do evento: “a realização do ENCEP é um marco na história e demonstra o tamanho da nossa responsabilidade no fechamento do processo de escuta pública da resolução da 196”.


Durante a realização da consulta pública, foram apresentadas 1.890 propostas, enviadas por representantes de entidades profissionais e da sociedade em geral. Em março de 2012, o Grupo de Trabalho (GT), sob a supervisão do CNS, reuniu-se com o objetivo agrupar, em um só documento, todas as propostas apresentadas durante o período de realização da consulta pública. A discussão em torno da resolução, que completou 16 anos de vigência em outubro de 2012, culminou em um documento consolidado que foi à base para as discussões no Encontro.


As alterações na resolução visam fortalecer o controle social na defesa e na garantia dos sujeitos de pesquisa (participantes em protocolos de pesquisa), na atualização dos termos, nas definições usadas na resolução e nas atualizações dos referenciais bioéticos que a resolução utiliza. De acordo com o Coordenador Adjunto da Conep, Aníbal Gil Lopes, alguns paramêtros que envolvem as diferentes relações na sociedade mudaram. Com isso, a revisão da resolução quer fortalecer aspectos que não foram analisados na primeira versão da 196 - “Essa é uma revisão que envolveu uma grande consulta nacional. Nesses três dias do Encontro nós reunimos representantes de todos os Ceps’s do País, ou seja, é um sistema altamente capilarizado que abrange todos os estados, com uma representatividade ampla da sociedade, não só daqueles que são pesquisadores, mas daqueles que representam a sociedade e os usuários.” concluiu o coordenador.

 

Como resultado final, a revisão espera dar resposta à sociedade sobre os principais paradigmas contemporâneos da sociedade que envolve o tema de pesquisa em seres humanos e, principalmente, facilitar o entendimento dos sujeitos de pesquisa e da sociedade em geral sobre os termos contidos no documento. Após a finalização do documento, a resolução será encaminhada para o Conselho Nacional de Saúde.


Plataforma Brasil


Outro ponto alto do evento foi à presença da Plataforma Brasil. O estande contou com a presença de seis técnicos especializados da Plataforma, que estavam no local para sanar as dúvidas dos participantes e apresentar as novas funcionalidades da ferramenta.

 

Segundo José Araújo, coordenador adjunto da CONEP, o atendimento prestado pelos técnicos da plataforma recebeu elogio dos presentes. “O reconhecimento do trabalho é o combustível para continuarmos a realiza-lo. Não poderia deixar de repassar os elogios que recebi durante o ENCEP. Em alguns momentos achei que eles não dariam conta da demanda, devido à quantidade de dúvidas com relação à Plataforma, mas eles conseguiram. Posso afirmar que a equipe fez a diferença no Encontro”, comentou Araújo.

 

Fonte: Equipe de Comunicação DECIT

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I