Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 26 de abril de 2012

 

 

Doenças crônicas exigem esforços públicos

 

 

        Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis respondem por 72% do total de mortes prematuras dos brasileiros, percentual que representa mais de 742 mil óbitos por ano. As que mais matam são as doenças cardiovasculares (31,3%), que estão diretamente ligadas aos diagnósticos de pressão alta, também chamada de hipertensão.


        Desde fevereiro de 2011, os remédios para hipertensão e diabetes entraram na lista dos medicamentos gratuitos do SUS, e estão disponíveis em toda a rede de farmácias conveniadas. Para obter o remédio, basta apresentar a receita médica, seja de médicos do SUS ou de médicos particulares, junto com documento com foto para comprovação de sua identidade.


        “O enfrentamento de doenças crônicas como a hipertensão exige grandes esforços públicos e o Programa Farmácia Popular é um exemplo positivo deste esforço”, considera o conselheiro Ronald Ferreira dos Santos, representando no Conselho Nacional de Saúde (CNS) a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Na avaliação do conselheiro, o Programa Farmácia Popular é uma política exitosa. “Ao mesmo tempo em que amplia o acesso aos medicamentos, vale-se das farmácias e drogarias como mais um equipamento à disposição da saúde da população”, avalia.


        De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), medidas simples como consultar o médico regularmente, realizar atividade física, diminuir ou parar de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas, alimentar-se de forma saudável e, principalmente, diminuir a ingestão diária de sal são atitudes que podem efetivamente afastar o perigo da pressão alta (ou hipertensão).


        Comemorado desde 2002, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, foi instituído pela Lei Federal 10.439/02, com o objetivo de conscientizar a população em todo o território nacional sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença. 

 

Princípios ativos dos medicamentos oferecidos pelo Aqui Tem Farmácia Popular:

 

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg

 

Para saber mais


        Hipertensão arterial  ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.


        A hipertensão atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.  Por isso, é necessário aferir a pressão frequentemente, pois não detectar ou não tratar a pressão alta aumenta muito o risco. Na maioria das vezes, a hipertensão arterial não apresenta sintomas alarmantes, o que a torna perigosa e nociva.

 

Quem corre risco de ficar hipertenso

- Consome muita bebida alcoólica

- É fumante

- Tem caso de hipertensão na família

- Está com excesso de peso

- Utiliza muito sal na alimentação

- É diabético

- Não tem uma alimentação saudável

 

 


Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I