Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de janeiro de 2012

 

CNS lembra dia mundial da pessoa com hanseníase

 

         Desde a década de 50, o dia 29 de janeiro faz parte do calendário internacional como o Dia Mundial da Pessoa com Hanseníase. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1954, a pedido do jornalista francês Raoul Follereau, a data representa um importante momento de luta contra o preconceito e conscientização de todos sobre os portadores de hanseníase.


         Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2011 foram registrados no Brasil mais de 30 mil novos casos de hanseníase no país. Apesar do número alto, o incidência comparada a outros anos é de queda. Entre 2010 e 2011, por exemplo, o coeficiente de detecção de casos novos caiu 15%.


         Para o representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Artur Custódio, mesmo com a tendência de queda o Brasil ainda está atrasado em relação a outros países que antes da década de 80 – período em que o país começou a desenvolver ações para o tratamento e prevenção da doença – já implementavam medidas contra a doença. “A hanseníase é uma doença negligenciada e que tem pouca atenção do governo, portanto esse dia é importante para chamar a atenção para essa enfermidade”, afirmou.


         De acordo com Custódio, hoje o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com menor incidência da doença, porém o que apresenta o diagnóstico mais tardiamente. Mato Grosso e Tocantins são os estados que estão no topo da lista com mais pessoas atingidas pela Hanseníase o. “O dia mundial é um momento de fazer campanhas de identificação da doença, bem como trazer o tema para debate na sociedade”, ressaltou.


Nota

         O CNS em sua 229ª Reunião Ordinária aprovou a divulgação de uma nota sobre o Dia Mundial da Pessoa com Hanseníase. O colegiado aponta que “a luta contra a doença requer profissionais em estado de alerta e devidamente capacitados para identificar os casos de maneira precoce e evitar a transmissão da doença”.

 

Leia a íntegra da nota escrita pelos conselheiros nacionais de saúde.

 

Mobilizações


         Ações por todo o Brasil já estão sendo realizadas para lembrar o Dia Mundial da Pessoa com Hanseníase, saiba o que acontece nos próximos dias em alguns estados para a celebração dessa data.


Minas Gerais


         - Belo Horizonte realiza até o dia 29/01 o Concerto Contra o Preconceito. O evento reúne na capital mineira diversos artistas com o objetivo de esclarecer a população sobre a doença que tem cura e tratamento gratuito. A expectativa é que até domingo 10 mil pessoas passem pelo concerto.


Rio de Janeiro


         - Exposição de filmes no Museu de Arte Contemporânea de Niterói até de hoje 27/01 a 29/01. Serão exibidos os filmes:  27/01 -"Aqui estaremos bem" de Vanessa Santos com participação de Ney Matogrosso; 28/01 - "Bento da Caridade" de Renato Benedetti (Presença dos representantes da ONU e do Coordenador Nacional do MORHAN, Artur Custódio); e 29/01 Filme "Eu estava lá" de Dr. Corsino Filho. Todos os filmes terão exibição às 19h.


         - Será montada uma unidade móvel no dia 29/01 na Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro para a identificação de novos casos.


         - 01/02 – Seminário Internacional de Direitos Humanos e Hanseníase com a presença do Alto Comissário da ONU.


Tocantins


         - Será montada em Palmas uma unidade móvel no dia 29/01 para a identificação de novos casos.


São Paulo


         30/01 – Assinatura de um Acordo Global com associações médicas mundiais para um maior envolvimento das associações e por um mundo sem hanseníase.

Fonte dos eventos: Artur Custódio – coordenador nacional do MORHAN

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I