Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de maio de 2012

 

 

 

 

Atenção qualificada e humanizada é o pleito das mulheres

 

        A segunda mesa na programação do Seminário O Enfrentamento da Morte Materna na Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher discutiu a promoção da atenção qualificada e humanizada - obstétrica e neonatal e a importância do enfrentamento da mortalidade materna no processo de construção da Política Nacional de Saúde.

 

      Dados do Ministério da Saúde, de 1990 a 2010, informam que a taxa de mortalidade materna de fato apresentou uma queda significativa, caindo de 141 para 68 mortes de mulheres a cada 100 mil nascidos vivos. Entretanto, na avaliação da coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu), Maria do Espírito Santo Tavares, muitas vidas de mulheres ainda continuam a ser perdidas por causas relacionadas à gravidez, ao parto e ao puerpério. “Todas são mortes evitáveis”, acentuou.

 

      “A Saúde da Mulher é uma agenda absolutamente prioritária no governo da presidenta Dilma Rousseff”, destacou a palestrante Ester Albuquerque Vilela, da Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde (MS). Ela observou que os índices de mortalidade materna e infantil persistem muito altos e incompatíveis com o nível de desenvolvimento do país, e as causas de morte são em grande parte evitáveis. “É preciso mudar o modelo de atenção ao nascimento no Brasil para a solução deste grave problema de saúde pública”, frisou.

 

      Para Ester Vilela, todo trabalho realizado pela coordenação da Área Técnica de Saúde da Mulher possui uma linha de cuidado prioritária para atender a atenção obstétrica, atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência, atenção clínico ginecológica, o câncer de colo de útero e mama, a atenção à saúde de segmentos específicos da população feminina e a saúde sexual e saúde reprodutiva, incluindo o planejamento reprodutivo e às doenças sexualmente transmissíveis (como a aids). “O trabalho realizado desta forma faz uma grande diferença, pois a boa assistência medica é qualificada, sem intervenções desnecessárias e medicalização”, considerou.

 

      A representante do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Estela Aquino, ressaltou que o momento do parto precisa ser respeitoso e digno, apoiado na rede de atenção articulada que garanta acesso oportuno à atenção qualificada desde o pré-natal até o parto. “É preciso criar estratégias para garantir o protagonismo e os direitos da mulher e da criança neste momento de celebração da vida e do afeto, de forma a promover sua saúde e as relações humanas e da sociedade”.

      Do Núcleo de Estudos de População (Nepo), Margareth Martha Arilha alerta que as mulheres brasileiras “há algumas décadas sofrem um paradoxo no nascimento”. Segundo ela, a intensa medicalização influenciou de forma determinante o modo de nascer, reduzindo um  acontecimento fisiológico e natural da vida familiar e social a uma intervenção médica-cirúrgica. 

      “Em linhas gerais há dois cenários predominantes”, diagnostica Margareth Arilha. De um lado o chamado “parto normal” desvirtuado, traumatizante, que se sobrepõem aos desejos da mulher e ofuscam a sua participação e a da família no processo. No outro cenário, práticas baseadas em evidências científicas que propiciam o conforto da mulher, diminuem o stress e ajudam na evolução do parto. “Não podemos dizer qual é o correto, mas podemos afirmar categoricamente que o melhor será aquele que efetivamente fizer bem à mulher”.

 

      Para discutir a temática do seminário, de forma mais detalhada, cinco grupos de trabalho foram formados: vigilância do óbito materno; modelo de atenção ao parto e nascimento; fortalecimento das redes de atenção; violência institucional contra as mulheres e sífilis, Hiv e hepatites.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I