Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de junho de 2012

 

Parlamentares discutem a causa do Movimento Saúde Mais Dez

 

        Representantes do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – o Saúde Mais Dez participaram, nesta quarta (27), de seminário sobre financiamento da saúde pública na Câmara dos Deputados. Impulsionados pelo Saúde Mais Dez, deputados e senadores da Frente Parlamentar da Saúde sinalizaram que estão atentos ao projeto de lei de iniciativa popular estipulando o repasse de ao menos 10% da receita corrente bruta para a saúde. “Embora este seja um projeto de iniciativa popular, já é muito bom que os parlamentares se apropriem dessa discussão também”, ressalta o conselheiro nacional de saúde Ronald Santos.


        O encontro contou com representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da  Associação Médica Brasileira (AMB), que estão entre as mais de cem entidades que fazem parte do movimento. O encontro também contou com a participação do coordenador da área de saúde do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Sérgio Francisco Piola, que é médico-sanitarista.

 

        Para Piola, o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa de mais verbas. “Aumentar os recursos públicos é a melhor maneira de termos um sistema mais eficiente que alcance a população mais pobre do País.” Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2009, citados por Piola, mostram que o Brasil gastou 8,8% do Produto Interno Bruto (PIB) com saúde, ou R$ 276,6 milhões. O financiamento público é responsável por 44% desse total. Nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que engloba os países da Europa, além de Estados Unidos, Austrália, Chile e México, o financiamento público está próximo de 70%.


        “Os gastos federais com saúde ficaram estagnados em 1,8% do PIB de 1995 a 2009, quando o gasto social cresceu de 11,2% para 15,8%”, afirmou o coordenador do Ipea. Segundo ele, é necessário recuperar a participação de recursos federais no financiamento do SUS. Atualmente, a União deve investir em ações e serviços públicos de saúde, pelo menos, o correspondente ao valor empenhado no exercício financeiro anterior, mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Descrição: Descrição: Descrição: Sérgio Francisco Piola (médico-sanitarista e coordenador da área de saúde do IPEA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Piola: Gastos federais com saúde estão estagnados desde 1995

 

Mobilização


        Durante o encontro, o conselheiro nacional de saúde Ronald Santos chamou atenção para a importância de intensificar a mobilização popular de maneira a tornar o projeto de lei uma realidade. “Estamos reunindo na próxima quarta-feira, dia 4 de julho, todas as entidades que compõem o movimento, de modo a definirmos juntos estratégias para que a população conheça mais em detalhe o que estamos defendendo. São mais de cem entidades da sociedade civil que dão respaldo para legitimar essa demanda”, explicou.

 

Reunião das entidades do Saúde Mais Dez


Quando: 4 de julho, quarta-feira às 16h
Local: Conselho Federal de Psicologia -- Setor de Administração Federal Sul (SAF-Sul), Quadra 2, Lote 2, Sala 105, Ed. Via Office -Brasília DF - Brasília , DF (atrás do Anexo do Itamaraty) 

 

- Com informações da Agência Câmara. Foto da Agência Câmara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I