Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de fevereiro de 2012

 

Nova sede da Conep é inaugurada em Brasília

 

         A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) inaugurou sua nova sede na manhã desta quarta-feira (29) em Brasília. O lançamento do espaço reforça o compromisso do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde (MS) no fortalecimento da atuação do colegiado para o desenvolvimento de pesquisas científicas com seres humanos na área da saúde.

 

         A conselheira nacional e coordenadora da Conep, Gyselle Tannous, destacou durante a solenidade que o novo espaço físico irá auxiliar as atividades desenvolvidas pela comissão e tornar mais eficiente a proteção aos sujeitos de pesquisa de todo o País. “Esse momento marca de forma representativa o avanço da parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério. Vamos fazer desse espaço cada vez mais produtivo para o exercício dessa tarefa tão importante”, afirmou.

 

         Os trabalhos desenvolvidos desde 2009 pelo Conselho junto à Conep também foram lembrados pela secretária executiva do CNS, Rozângela Camapum. Em fala emocionada, ela anunciou ainda sua saída do cargo após três anos e dois meses de gestão e ressaltou que seu sucessor deverá dar continuidade às ações.

 

         Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, apontou que o desenvolvimento da saúde pública está ligada aos avanços científicos.  No entanto, frisou a necessidade de respeito à ética e ao compromisso social. “Contamos com dependência tecnológica e de importação na área de saúde. Temos que enfrentar esse problema entendendo a ética não como impedimento, mas como pré-condição para as atividades de pesquisa”.

 

         Gadelha destacou que o momento de parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Conep não interfere no respeito à independência da Comissão, em especial, no que diz respeito às deliberações relacionadas às pesquisas cientificas com seres humanos no Brasil, assim como, na relação de vínculo com o CNS.  O secretário representou o presidente do Conselho e ministro da saúde, Alexandre Padilha durante o evento.

 

         Na ocasião, também estiveram presentes o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia do MS, Jaison Correa, e o secretário executivo da Conep, Ricardo Gamarski.

 

Saiba Mais

 

         A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) é uma das 26 comissões do Conselho Nacional de Saúde e foi criada a partir da Resolução do CNS nº 196/96 com a atribuição de examinar os aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil. A prioridade é atualizar as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa de forma independente e sem influências corporativas ou institucionais.

 

         Desde sua implementação, a comissão já avaliou mais de 16 mil propostas de estudos científicos envolvendo seres humanos, sendo que 799 foram apenas em 2011.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I