Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de maio de 2012

 

Lei 141 implica em novas responsabilidades

 

 

img

        Além de ser um direito, a Lei Complementar 141/12, que define os percentuais mínimos a serem aplicados na saúde pública, é também uma responsabilidade. Essa foi uma das mensagens mais importantes do seminário A Sociedade Controlando o Financiamento da Saúde – Lei Complementar no 141-12. Nessa quarta-feira (29), mais de 250 pessoas, incluindo cerca de 150 conselheiros, estão examinando em detalhe o teor da lei, que prevê que não basta que os conselhos analisem a cada quadrimestre o relatório do resultado da execução orçamentária e financeira no âmbito da saúde.

 

¨Os conselhos também devem indicar diretamente ao chefe do executivo as medidas a serem adotadas. Antes, passava-se pela secretaria municipal ou estadual de saúde ou pelo Ministério da Saúde; com a nova lei, as medidas indicadas passam a ser feitas diretamente para o prefeito, o governador, a presidenta¨, salientou o conselheiro nacional de saúde Fernando Eliotério.

 

Indicando que a mobilização nacional em torno da obtenção de mais recursos para o processo de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) deve continuar ainda mais forte, o conselheiro nacional Ronald Santos lembrou que o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública já conta com mais de cem entidades nacionais, com a proposta de fazer um abaixo assinado para garantir o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a área da saúde. ¨

 

Só vamos conseguir avanços com muita mobilização. Nesse ano, além de usar o título de eleitor para votar, vamos também usar para fazer passar uma lei de iniciativa popular que garanta recursos da União para a saúde¨, anunciou, convidando todos e todas a participar do abaixo assinado. Ele lembrou ainda que a alocação adequada de recursos para a saúde está entre as diretrizes definidas pelo Plano Nacional de Saúde para o quadriênio 2012-2015, aprovado pelo CNS.
Também foi mencionado o projeto de lei da taxação das grandes fortunas, propondo que para a área da saúde pública sejam direcionados os recursos da contribuição que incidirá sobre os brasileiros que acumulam a partir de R$ 4 milhões por ano. Cálculos apresentados por Ronald Santos indicam que a implementação dessa lei resultaria em cerca de mais R$ 10  bilhões para a saúde.

 

¨Com esses dois dias de debate sobre a aplicabilidade de aspectos da Lei Complementar 141, especificamente em relação aos recursos, ações e serviços de saúde, esperamos consolidar o conhecimento de conselheiros nacionais,estaduais e municipais de saúde sobre a nova normativa que traz algumas mudanças para os conselhos de saúde relacionados à prestação de contas, entre outros pontos. Além de conhecer mais a lei, os conselheiros vão intensificar sua atuação ao envolver cada vez mais a população na construção do controle social em saúde¨, salientou o secretário executivo do CNS, Márcio Florentino. Ele lembrou que, nesse sentido, é fundamental que os conselhos se cadastrem no Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (Siacs).

 

Acesse aqui as apresentações Seminário Cofin

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I