Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de maio de 2012

 

Seminário ajuda conselhos a se apropriarem da Lei 141

 

 

img

        ¨Orçamento público não gera renda: é um instrumento de distribuição das riquezas geradas pela população¨, lembraram as conselheiras nacionais de saúde Rozângela Santos e Jurema Werneck, no seminário A Sociedade Controlando o Financiamento da Saúde – Lei Complementar no 141-12. Para que os conselhos de saúde de todo o País possam acompanhar, monitorar e aprimorar o financiamento da saúde pública, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio de sua Comissão Intersetorial  de Orçamento e Financiamento (Cofin), realiza, nesta terça e nesta quarta-feira ( 29 e 30), seminário com foco principal na Lei Complementar 141/12, que regulamenta a aplicação de recursos na saúde.

 

        Desde ontem, mais de 250 conselheiros estão reunidos em Brasília para discutir sobre o impacto da nova lei no controle social, com os desafios e as oportunidades que a LC 141 apresenta. Além de estabelecer os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Municípios e o Distrito Federal em ações e serviços públicos de saúde, a nova norma explicita como deve ser a aplicação dos recursos pelos entes em relação a ações e serviços de saúde. “As novidades trazidas com a lei 141 devem ser atentamente acompanhadas pelos conselhos de saúde do Brasil”, recomenda o consultor do CNS, Francisco Funcia.

       Ele observou que, bem antes da edição da lei, a comissão já debatia o tema e que sempre foi preocupação do CNS definir o que pode ser considerado gasto com saúde. “A despesa com o Programa Farmácia Popular e a assistência de saúde aos servidores da área podem ser consideradas como gastos com saúde?”, instiga. Na avaliação do consultor, com a LC 141/12, essas e outras questões foram contempladas, porém a norma também resultou em uma série de questionamentos sobre sua efetiva implementação.

 

        Segundo Funcia, as avaliações iniciais na aplicabilidade da LC indicam que alguns pontos da nova norma ainda deverão passar por ajustes devido ao orçamento de 2012 ter sido aprovado antes mesmo da sanção da lei. “No entanto, sem dúvida a Lei 141/2012 trouxe um equilíbrio federativo necessário para as aplicações dos recursos de saúde. Sendo assim, é preciso que se foque o controle finalísticos desses recursos – ou seja, se eles estão sendo aplicados para onde foram destinados, e o principal de que forma foram executados”.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I