Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de janeiro de 2013

 

 

 

CNS abre espaço de discussão com estudantes

 

 

        A Presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Socorro de Souza, primeira presidenta mulher representante da classe dos usuários, foi convidada a participar do 14º Conselho Nacional de Entidades para a Base da UNE. Com o tema Hospitais Universitários, Sistema Único de Saúde e o desafio da saúde pública brasileira, a Presidenta participou do Ciclo de Debates sobre a reforma universitária CONEB, que ocorreu em janeiro de 2013 na cidade de Recife.


        O evento da UNE foi motivador, “temos muitos estudantes da área de saúde dispostos a ingressar em uma possível carreira na saúde pública. Precisamos criar condições para que esses futuros profissionais de fato ingressem no SUS”, ressalta a presidenta, que juntamente com o Secretário Executivo do CNS, Márcio Florentino, recebeu, também pela primeira vez, alunos do nono semestre de odontologia, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB).


        O encontro com os estudantes da UnB aconteceu no Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, e teve o intuito de aproximar futuros profissionais da saúde das ações do CNS e sensibilizá-los em relação ao Controle Social. Segundo Socorro de Souza, “os estudantes têm uma agenda política e o CNS precisa abrir as portas para dialogar com os movimentos estudantis”.  


        No encontro com os estudantes de odontologia, o Secretário apresentou o Conselho e tratou de seu funcionamento interno, competências e objetivos. Explicitou a atuação do Conselho nas esferas estadual e municipal com representantes de segmentos dos usuários do sistema de saúde, trabalhadores e profissionais da saúde, gestores e prestadores de serviços da área. “Uma das funções do CNS é trabalhar os interesses comuns dentro dessa diversidade de segmentos em esferas distintas e trazer a sociedade para colaborar nos debates da saúde do país”, frisou Márcio.


        Dentre os trabalhos do CNS, Márcio Florentino destacou o Programa de Comunicação e Saúde no Controle Social. “Um dos grandes esforços dessa gestão é ampliar a participação da população no CNS e nas ações de controle social”. Como mobilizar e articular a sociedade em defesa do SUS- Sistema Único de Saúde-, que tem hoje uma imagem de programa construído para a população de baixa renda, que não funciona satisfatoriamente, mas que é um dos melhores sistemas universais de saúde do mundo, um sistema muito bem pensado e estruturado é também um dos temas relevantes pensados e discutidos pelo CNS.


        Os estudantes ficaram bastante interessados nos trabalhos do Conselho. A saúde bucal e a área odontológica foram assuntos abordados por eles. A presidenta do Conselho salientou que a área de saúde é bastante democrática, com muitas formas de organização de grupos, como grupos de LGBT, população de rua, entre outros grupos historicamente excluídos. Segundo a presidenta, a saúde acolhe e respeita essas representações, por isso uma parte do planejamento é preparar uma agenda de seminários temáticos para tratar de temas diversos incluindo a saúde bucal.


        Márcio Florentino destacou ainda que na ótica odontológica o Brasil já conquistou avanços, a exemplo do Programa Brasil Sorridente. Outra questão abordada no encontro foi a formação de profissionais da saúde com interesse voltado para as questões sociais e não apenas para o status ou lucro pessoal. Nesse sentido, Maria do Socorro salientou a importância da formação dos profissionais da área nos termos da saúde pública.


        A professora Fabíola Bof, além de agradecer a oportunidade de, pela primeira vez, entrar com os alunos numa estrutura de debate político e social, salientou a importância dos estudantes conhecerem o sistema, as competências, o que poderá fortalecer a participação e o controle social na área da saúde.


        Sobre o encontro, o Secretário Márcio Florentino disse que o importante é ampliar a participação da população no CNS, fazer com que a nova geração de profissionais continue o trabalho, passe para frente ideias e ações na direção do controle social, substituindo práticas antigas por novas, mais renovadoras e atuais.


        Por fim, Socorro de Souza considera que a vinda dos estudantes no CNS deve estimular a visita de alunos de diversas áreas, pois não há essa prática estipulada nos currículos universitários. “A iniciativa deve ser ampliada não só na área de saúde, mas também na assistência social, direito e todas as áreas de conhecimento”.

 

Ayana Carneiro

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I