Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 21 de fevereiro de 2013

 

 

 

 

O CNS discute seu Plano de Ação para 2013/2015

 

        O esboço do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o ano 2013/2015 foi o resultado da 51ª Reunião Extraordinária e do primeiro dia da 242ª Reunião Ordinária do CNS.

 

        O evento contou com a participação de cerca de 130 pessoas entre conselheiros titulares e suplentes, coordenadores de Plenária de Conselhos de Saúde, representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e assessores e técnicos do CNS.

 

        Para ao processo de planejamento estratégico participativo, foi proposto, pelo professor da UnB Antônio Cardoso, a elaboração do plano em três etapas: construção da missão do CNS; análise situacional do conselho e desenho do plano de ação. Os participantes foram divididos em cinco Grupos de Trabalhos (GTs).

 

        Para a primeira e segunda etapa, os grupos tiveram que trabalhar dentro de cinco finalidades distintas. Cada GT ficou com uma finalidade, quais sejam: 1. Fortalecer o SUS e seus órgãos de Controle Social e mobilizar a sociedade em defesa do direito à saúde; 2. Participar da formulação da política nacional de saúde; 3. Participar do controle da execução da política nacional de saúde; 4. Deliberar, encaminhar e avaliar a Política de Gestão do Trabalho e Educação para a Saúde no SUS e 5. Acompanhar o processo de incorporação científica e tecnológica no País.

 

        Como resultado da primeira etapa de atividades os grupos fizeram um levantamento do público, clientela, e ações permanentes do CNS, dentro das finalidades propostas para cada grupo, com o objetivo de contribuir para a elaboração da missão do conselho. Para a segunda etapa, o desafio era que cada GT identificasse, também dentro de cada finalidade, as forças e fraquezas –que dizem respeito ao ambiente interno do conselho- e as ameaças e oportunidades – ambiente externo ao CNS.

 

Fotos: Rafael Bicalho

 

        O GT3 apontou como uma das forças “a participação dos conselheiros na elaboração do plano de ação” e como uma das fraquezas, “os atores da saúde não participarem das ações”. No campo das oportunidades o grupo colocou, entre outras, a “descentralização das políticas e ações da saúde” e como ameaça “o financiamento insuficiente para atividades e planejamentos”. Na perspectiva da finalidade 4, o GT4 abordou, entre outros pontos, como força “o poder que o CNS tem de pautar o governo”. No âmbito do ambiente externo, o grupo 4 apontou como uma das oportunidades “a valorização da cultura e do conhecimento popular, das praticas integrativas (parteiras,...)”, e como uma das ameaças a “terceirização dos serviços de saúde”.

 

        Para o terceiro momento a atividade proposta foi que os grupos indicassem cinco itens de pauta que o CNS deve priorizar em sua agenda estratégica. Nessa etapa, os grupos não precisavam se prender às finalidades antes propostas. Dentre as prioridades apontadas pelos grupos, estão questões relacionadas à comunicação, profissionalização, acesso e formação dos profissionais do Sistema Único de Saúde, estrutura e suporte técnico para os conselhos, processos de articulações políticas, entre vários outros temas.

 

        A síntese da produção coletiva será apresentada na Reunião Ordinária, que acontece no dia 13 de março, para a aprovação do Pleno.

 

        Clique aqui para ler matérias relacionadas

 

 

Ayana Figueiredo

ayana.figueiredo@saude.gov.br

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I