Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de fevereiro de 2013

 

 

 

 

CNS defende posições em encontro com a nova diretora da Opas Carissa Etienne

 

        
        Por conta do reconhecimento mundial do Sistema único de Saúde (SUS), a nova diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, inicia no Brasil, nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro, a sua primeira visita oficial como diretora.


        Em Brasília, no dia 26 de fevereiro, a diretora se reuniu com o corpo diretivo do Ministério da Saúde e a Opas estendeu o convite do encontro ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), que foi representado pela presidenta do conselho, Socorro Souza. Temas de cooperação técnica como cobertura universal em saúde, desenvolvimento tecnológico, medicamentos e regulação sanitária, populações excluídas e desafios na saúde foram tratados na reunião.

 

Fotos: Karina Zambrana


        Segundo a presidenta Socorro Souza, o encontro serve para afirmar a importância da autonomia política, financeira e orçamentária no Controle Social da saúde. Considerando que um dos objetivos da reunião era elaborar posições entre o Brasil e a Opas olhando para o cenário mundial, a presidenta Socorro ressalta que “reconhecemos os avanços do acesso no Brasil à atenção básica, mas precisa melhorar o acesso na média e alta complexidade e investir nas regiões de saúde considerando que ainda há muitas desigualdades regionais e sociais no Brasil”.


        Na ocasião, a presidenta do CNS propôs prioridades para os objetivos do milênio e entre os temas citados estão: saneamento, agrotóxico, saúde da mulher, saúde do trabalhador, saúde bucal e relações de trabalho na saúde.


        Em sua visita ao Brasil, Carissa Etienne destacou a importância dos recursos humanos no desenvolvimento da cooperação técnica, com especial ênfase para a qualificação profissional no planejamento das ações para 2013- 2018.


        Carissa Etienne é a décima diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, tomou posse em 31 de janeiro de 2013 com mandato de cinco anos. Da República Dominicana, Carissa Etienne é graduada em medicina e cirurgia pela Universidade das Índias Ocidentais, mestre em saúde comunitária e possui diploma honorário em saúde pública pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

        Clique aqui e acesse o site da Opas com a agenda de Carissa Etienne no Brasil e sua biografia.

 

 

Ayana Figueiredo

ayana.figueiredo@saude.gov.br

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I