Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 15 de fevereiro de 2013

 

 

 

 

I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas

 

 

img

        Entre os dias 18 e 21 de fevereiro acontece o I Encontro Nacional do

Movimento de Mulheres Camponesas. “Na Sociedade que a Gente Quer, Basta de Violência contra a Mulher!” é o tema do evento realizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).


        O encontro, que será no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, espera reunir cerca de três mil mulheres camponesas vindas de 22 estados do país. O Movimento se preocupa não só com as condições das mulheres trabalhadoras do campo, mas também com a qualidade dos alimentos produzidos para a sociedade.


        Temas como a produção de alimentos saudáveis, o combate à violência contras as mulheres e feminismo serão discutidos durante o evento. Atividades culturais e uma Mostra da Agricultura Camponesa também estão na programação. Outra intenção do encontro é promover debates para a criação de políticas públicas efetivas para a vida das camponesas.


        Entre as presenças confirmadas estão Organizações de Mulheres Internacionais dos países de Cuba (Federação de Mulheres Cubanas), Honduras (Conselho para o Desenvolvimento Integral das Mulheres Camponesas), Colômbia (Federação Nacional Sindical Unitária Agropecuária), Venezuela (Frente Nacional Campesina Ezequiel Zamoura), Chile (Associação Nacional de Mulheres Rurais e Indígenas), Paraguai (Coordenadora Nacional de Organizações de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Indígenas), República Dominicana (Confederação Nacional de Mulheres do Campo), Itália (Universidade de Verona) e África (União Nacional de Camponeses de Moçambique e uma articuladora de organizações de camponeses da África do Sul - TCOE).


        O Movimento de Mulheres Camponesas se consolidou em 2004 como um movimento autônomo, popular, classista, camponês, feminista e socialista com o primeiro Congresso Nacional, que contou com a participação de 1400 mulheres.
As mulheres camponesas são as pertencentes à classe trabalhadora, agricultoras, arrendatárias, meeiras, ribeirinhas, posseiras, bóias-frias, diaristas, parceiras, extrativistas, quebradeiras de coco, pescadoras artesanais, sem terra, assentadas, mulheres índias, negras, descendentes de europeus, em suma, a soma da diversidade do país.


        Entre as conquistas do MMC estão o reconhecimento da profissão de trabalhadora rural, o salário maternidade e a aposentadoria da mulher da roça aos 55 anos.


        Informações:  http://www.mmcbrasil.com.br/site/

 

 

Ayana Figueiredo

ayana.figueiredo@saude.gov.br

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I