Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de março de 2013

 

 

 

CIST elabora plano de trabalho para 2013

 

 

        A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) se reúne hoje e amanhã, dia 25 e 26 de março, para elaborar o plano de trabalho da comissão para 2013. O coordenador da CIST, Conselheiro Jorge Venâncio, propôs dois temas prioritários a serem tratados no plano.


        A nova política nacional de saúde do trabalhador foi o primeiro tema proposto pelo coordenador, com foco na integração das vigilâncias, na qual a vigilância da saúde do trabalhador passa a integrar a vigilância sanitária dos estados e municípios permitindo a entrada da vigilância da saúde do trabalhador nos locais de trabalho. Como segundo foco dentro do tema, o conselheiro sugeriu trabalhar na construção de um indicador nacional de acidentes de trabalho para trabalhadores com e sem carteira assinada. “Hoje só se sabe dos trabalhadores com carteira”, disse o coordenador. “Com indicador pode-se estabelecer meta de redução de acidentes, óbitos. Se não há indicador, não tem como discutir meta alguma. Com indicador a discussão é mais objetiva, por isso ele é tão importante”, explicitou Jorge Venâncio.

 

Foto: Rafael Bicalho


        O conhecimento de áreas pouco estudadas na saúde do trabalhador foi outro tema citado pelo coordenador da comissão como ponto de prioridade para o plano de trabalho. “Existem áreas pouco conhecidas na saúde do trabalhador e por falta de conhecimento as providências são insuficientes”, relatou. Como exemplo, o coordenador apontou os trabalhadores motociclista mencionando a diferença entre os que usam o veículo para trabalho e os que usam para passeio, destacando que há importância que tenha políticas públicas diferenciadas para os dois casos. Para ele, certas áreas precisam de discussão aprofundada para enfrentar os problemas.


        A ideia é que amanhã, 26, o plano de trabalho da CIST para esse ano seja finalizado. Ainda no dia 26, o movimento Saúde + 10 e a proposta de inclusão do tema saúde do trabalhador nas exceções da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) serão debatidos na reunião.

 

        Você já conhece a página oficial do CNS no Facebook? Clique aqui e curta!

 

Ayana Figueiredo

ayana.figueiredo@saude.gov.br

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I