Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de maio de 2013

 

 

 

 

Pleno do CNS aprova convocação para a 4ª CNST

 

        O primeiro dia da 245ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde tratou dos temas Saúde do Trabalhador, 25 Anos do SUS e Comissões. Como primeiro item de pauta, foi discutida a situação de Saúde do Trabalhador no contexto de retomada do desenvolvimento nacional e no SUS.


        Para tratar do tema foram convidados a professora adjunta do Departamento da Saúde Coletiva da UnB, Maria da Graça Hoefel, o Vice Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/ FIOCRUZ, Valcler Rangel Fernandes e o Coordenador Geral de Saúde do Trabalhador, Carlos Vaz. Maria da Graça falou da Saúde do Trabalhador como campo da saúde coletiva levando em conta o papel das universidades na construção do conhecimento em saúde do trabalhador, além de apresentar um panorama da área do trabalho no mundo.


        Já Valcler Rangel, falou da importância da “saúde, ambiente e desenvolvimento atuando de maneira sistêmica a partir de políticas para propiciar qualidade de vida”. Valcler deixou aos conselheiros algumas sugestões para ações do CNS na perspectiva da reforma sanitária, como a formação de conselheiros, a cooperação permanente entre CNS e instâncias acadêmicas, entre outras.


        Ao final, os conselheiros aprovaram a convocação da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em parceria com o Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério do Planejamento e Ministério da Previdência Social. Outro encaminhamento foi estabelecer uma parceria com a FIOCRUZ na construção da agenda dos 25 anos do SUS- Educação Permanente para o Controle Social, trabalho, ambiente e saúde.


        Por fim, o pleno do conselho começou a deliberar sobre as coordenações das comissões do CNS. O debate continua pela manhã desta quinta feira, 9.

 

        Você já conhece a página oficial do CNS no Facebook? Clique aqui e curta!

 

 

Ayana Figueiredo

ayana.figueiredo@saude.gov.br

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I