Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de junho de 2013


 

CNS na 8ª Semana do Controle Social em Manaus

 

 

 

img

        A Presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza, foi convidada a participar da 8ª Semana do Controle Social em Manaus, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de junho. O evento foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde de Manaus e teve como tema central A qualidade das Políticas Públicas de Saúde e a participação da Sociedade no Planejamento do Sistema Único de Saúde.


        A primeira edição da Semana do Controle Social em Manaus aconteceu em 2006 com o intuito de aproximar o Conselho Municipal de Saúde da sociedade. No 8º encontro, foram convidados a participar, além dos segmentos representativos do SUS, representantes das Secretarias de Educação, Assistência Social, Infraestrutura e Trânsito, Direitos Humanos, Segurança Pública, Comando Geral da Polícia Militar e outras que contribuem para o controle social num debate sobre ações integradas na defesa da saúde e qualidade de vida da população.


        Mais de 1.500 pessoas e mais de 400 lideranças passaram pelo evento e debateram a intersetorialidade das políticas públicas para o fortalecimento das ações dos Conselhos que atuam no Controle Social. Segundo o coordenador da Comissão de Comunicação e Informação do evento e conselheiros de saúde, Josuel Martins, “a ideia é envolver os segmentos sociais e representantes de órgãos públicos, de forma que o debate possa identificar problemas no sistema e propor soluções viáveis”.


        Para a Presidenta do CNS, Socorro Souza, a iniciativa é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do controle social, e destacou durante o encontro alguns desafios que precisam ser enfrentados e debatidos em espaços de mobilização como a Semana do Controle Social. “Mesmo com os avanços, o SUS ainda enfrenta alguns desafios. Um deles é o fato de que, em relação ao financiamento, o SUS ainda não é uma prioridade do Governo Federal, tendo um repasse de verbas que não atende às necessidades da população. Outro desafio é a falta de uma política de carreira para os profissionais do SUS, e não somente em relação à carreira médica, mas de todos os profissionais que atuam na saúde. Um terceiro desafio é a continuidade do trabalho de fortalecimento da participação social e a mobilização da sociedade em defesa do SUS e da saúde”.

       

 


Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I