Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de junho de 2013


 

Nova coordenação da CIRH toma posse no Pleno do CNS

 

 

 

img

        Cumprindo deliberação da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, realizada dias 5 e 6 de junho, tomou posse ontem, 19 de junho de 2013, a nova coordenação da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do Conselho Nacional de Saúde (CIRH/ CNS).


        As Conselheiras Nacionais de Saúde Ivone Cabral, representante do segmento dos trabalhadores, e Eliane Cruz, que representa o segmento dos gestores, tiveram seus nomes referendados pelo Pleno do CNS e assumiram para o mandato de 18 meses a coordenação e a coordenação adjunta da CIRH.


        A CIRH tem suas atribuições previstas na Lei 8080/90, com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, de assessorar, fornecer subsídios de discussão e deliberação sobre a formulação de estratégias e controle da execução de políticas públicas de saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de definir nos aspectos conceituais e de articulações intersetoriais, as obrigações legais de ordenação da formação de recursos humanos de saúde, participação na formulação e na execução da política de formação e desenvolvimento de recursos humanos para a saúde, assim como elaborar proposta de plano de trabalho a ser apreciada e aprovada pela plenária do CNS.


        Durante a reunião da comissão no Plenário do CNS, com a presença dos integrantes da Comissão e do Secretário Executivo do Conselho, Márcio Florentino, foi passado o mandato, cumprido até essa data, pela representante do segmento dos profissionais de saúde Ruth Bitencourt e o conselheiro José Eri Medeiros representante do segmento dos gestores.


        Na mesa estavam presentes a antiga coordenadora, Ruth Bittencourt, o Secretário Executivo do CNS, Márcio Florentino, representando a Presidenta Socorro Souza, e as novas coordenadoras, Ivone Cabral e Eliane Cruz.


        Até então coordenadora da CIRH, Ruth agradeceu aos membros da comissão pelo trabalho realizado lembrando que muitos avanços foram conquistados, como a evolução na articulação com o Ministério da Educação, mas salientou que ainda há muito a se conquistar.


        O momento de manifestações popular que o Brasil vive hoje foi lembrado pelos membros da Mesa. Márcio Florentino destacou que o momento é de extrema importância para o CNS uma vez que o Conselho é um espaço de representação social e democracia e lembrou que ontem, 18, foi aprovado no Congresso Nacional Projetos de Lei referentes ao ato médico e cura gay, temas já discutidos e repudiados pelo CNS. O Secretário colocou ainda, que um “desafio para coordenação será o de pautar os trabalhos da CIRH alinhos a uma agenda maior, dos 25 anos do SUS, culminando com a 15ª Conferência Nacional de Saúde a partir de um projeto de país com um novo debate político”.


        A nova coordenadora da comissão, Ivone Cabral, representante do segmento dos trabalhadores e presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem, destacou a importância da equipe multiprofissional para que o SUS consiga dar conta de seus eixos estruturantes. “O SUS existe e interessa a todos, ao setor privado e também ao povo que está nas ruas exigindo saúde e educação”.

       

 


Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I