Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 21 de junho de 2013

 

 

Saúde é uma das bandeiras levantadas por movimentos em todo o país

 

 

img

Foto: Mariella Bacha

        Milhares de manifestantes vêm tomando as ruas do país reivindicando uma série de mudanças na política brasileira. Entre as bandeiras levantadas está a da saúde. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também está na luta com o Movimento Saúde +10, que pede o repasse integral e efetivo de 10% da receita corrente bruta da União para a saúde pública.


        A onda de manifestação começou por conta do aumento da tarifa do transporte público em São Paulo. O que não se esperava é que a manifestação fosse ganhando apoio de outras cidades e ainda mais, que se tornassem manifestações por reforma política, reivindicando a melhoria do transporte público em todo o país, repudiando os altos gastos com a copa e pouco investimento na saúde e educação.


        A população brasileira, com o apoio também de cidadãos estrangeiros, se mobiliza contra a proposta de Emenda Constitucional que tira o poder de investigação do Ministério Público, contra o Projeto de “Cura Gay”, aprovado dia 18, na Câmara dos Deputados, contra o voto secreto e tantos outros temas.


        Pautas constantemente debatidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), como o tema da livre orientação sexual e atos de violência e repressão contra os povos do campo e indígenas também estão entre os pleitos dos manifestantes.

 

        O CNS já se pronunciou sobre as questões indígenas, sobre o Projeto “Cura Gay” e prepara, para o dia 10 de julho, em todo o pais, um ato para colher assinatura para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular do Saúde +10.

       

 


Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I