Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de junho de 2013

 

 

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa tem novo coordenador

 

 

img

        O novo coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (CONEP/CNS), Jorge Venâncio, tomou posse hoje, 27 de junho, no Pleno do Conselho.

 

        O novo coordenador foi eleito na Reunião Ordinária do CNS, realizada dias 5 e 6 de junho. Jorge Venâncio é conselheiro nacional de saúde representando o segmento dos trabalhadores com a entidade Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e assume a coordenação da CONEP para um mandato de 2 anos.

 

        A Coordenação Adjunta continua com o também conselheiro nacional Aníbal Gil Lopes, representando o segmento dos usuários pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com José Araújo Filho, membro da Comissão representando o segmento dos usuários.

 

        Já como coordenador da CONEP, Jorge Venâncio levantou cinco áreas primordiais de trabalho a serem enfrentados pela nova coordenação. São eles: o volume de projetos a serem analisados, o sistema Plataforma Brasil, que precisa ser modernizado, afirmação e consolidação da resolução 466/2012, o debate sobre a política na área de ciência e tecnologia e a participação dos usuários nos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP).

 

        A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa possui regimento próprio e tem como finalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos e dos Comitês de Ética em Pesquisa institucionais, preservando os aspectos éticos em defesa da integridade e dignidade dos sujeitos da pesquisa, individual ou coletivamente, promovendo ainda o desenvolvimento do Controle Social dessas pesquisas.

       

 


Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I