Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de julho de 2013

 

 

O dia 10 de julho fica marcado na história do SUS

 

 

        Um grande Ato Político pelo aumento do financiamento para a saúde pública, no dia 10 de julho, fica marcado na história de lutas pela saúde. O Ato, liderado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), aconteceu durante o Congresso CONASEMS de 2013, em Brasília, e contou com a presença de parlamentares e representantes de diversos segmentos da saúde.


        O Ato Político foi uma das ações do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública- Saúde+10 que pleiteia 10% da receita corrente bruta da União para a saúde pública. Representante do Movimento e Conselheiro Nacional de Saúde, Ronald Ferreira ressaltou que “o brasileiro vem chamando para si a responsabilidade de tomada de decisão. O Protagonismo do Saúde+10 é o povo brasileiro, autor dessa proposta”.


        Com o grito “Dilma, vê se me escuta, é 10% da receita bruta”, a Presidenta do CNS, Socorro Souza, começou sua fala encorajando, ainda mais, os militantes pela saúde presentes no Ato. “ Nós estamos reivindicando o direito a saúde e combate à discriminação e exclusão”, citou Socorro Souza, que em relação ao controle social, falou da necessidade de  se fazer ouvir a voz da sociedade. “Não podemos fazer Controle Social fechados, sem ouvir a voz popular. Não existe SUS sem usuários, trabalhadores e gestores”, acrescentou Socorro.


        O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, esteve presente e firmou o compromisso de receber, no dia 5 de agosto, as assinaturas coletadas pelo movimento. “Vou parar o plenário da Casa para recebê-los e tratar esse tema como prioritário”, afirmou.


        Além do Ato Político em Brasília, o dia 10 de julho, ficou marcado, nos estado e municípios, como o Dia Nacional de Mobilização pela Coleta de Assinaturas, quando os Conselhos de Saúde se articularam na intenção de capturar o maior número de assinaturas possíveis já que o dia de entrega das assinaturas, no CNS, é dia 20 de julho.

 

 

Ayana Figueiredo

ayana.figueiredo@saude.gov.br

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2560/3576

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I