Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de julho de 2013

 

 

Seminário discute saúde para população LGBT

 

 

        I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social – Região Sertão está sendo organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Fórum LGBT. Os 57 municípios do sertão do estado de Pernambuco participarão do evento que tem como tema: “Saúde Integral para População LGBT em PE”. Essa a é ultima etapa de três e ocorrerá entre 19 e 22 de julho, na Ilha de Itamaracá, no Orange Praia Hotel. Durante a programação haverá grupos de trabalhos e debates cujas análises servirão de subsídios para a criação de uma política de saúde integral para a população LGBT em Pernambuco.


        O seminário faz parte do Plano Estadual de Saúde (PES) 2012/2015. Os mais de cem inscritos abrangem desde conselhos e secretarias municipais de saúde a sociedade civil, todos pertencentes às VI, VII, VIII, IX, X e XI Gerenciais Regionais de Saúde (GERES). São partícipes também as Gerências e Coordenações Municipais de Política para População LGBT do estado. Para Jair Brandão, coordenador do Seminário, a participação no evento permite ao controle social o acesso às informações sobre saúde integral da população LGBT e fomenta a importância da criação de políticas de saúde para população LGBT nos municípios do estado.


        A programação conta com a presença e participação do Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira; Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional LGBT; Ministério Público de Pernambuco; Comitê Técnico de Saúde Integral para População LGBT de Pernambuco, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, entre outros.


        Nas etapas anteriores o seminário atendeu a Região Metropolitana, Zona da Mata, Fernando de Noronha e Agreste. “Iremos ter um retrato fiel dos problemas em relação à saúde que são enfrentados pela população LGBT em cada região. Com isso, vamos construir estratégias para enfrentar esses desafios e sugerindo políticas de saúde universais, equânimes, integrais, com qualidade e eficácia.”, analisa Jair.


        Ao final dessa etapa o I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social produzirá um relatório. “Esse relatório contribuirá na construção de ações voltadas para saúde integral das pessoas LGBT no nosso estado, respeitando as realidades e diferentes vivencias nas diversas regiões de Pernambuco.”, conclui Jair. O relatório final será apresentado ao Conselho Estadual de Saúde em reunião plenária e encaminhado ao Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População LGBT de Pernambuco.

 

        Confira no site do Conselho Estadual de Saúde a programação.


Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I