Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 6 de agosto de 2013

 

 

Mais de 1.800 milhão assinaturas são entregues ao presidente da Câmara dos Deputados

 

        O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública- Saúde+10 entregou ontem, dia 5 de gosto, 1.896.592 assinaturas, mais que o necessário para dar entrada com o projeto de Lei de iniciativa popular, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.


        O Projeto de Lei visa garantir o repasse integral e efetivo de 10% da receita corrente bruta da União ao Sistema Único de Saúde. O Ato Público encheu o auditório Nereu Ramos da Câmara e contou com a participação de parlamentares, conselheiros estaduais, municipais e nacionais de saúde, estudantes, profissionais da saúde, gestores e cidadãos que apoiam o Movimento.


        Compondo a Mesa do ato estavam Socorro Sousa, presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão centralizador do Movimento, Ronald Ferreia, Organizador do Movimento Saúde+10, Marcos Vinícius Furtado, presidente da OAB, dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, Wilson Alecrim, presidente do CONASS, Antônio Nardi, presidente do CONASEMS, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.


        Marcos Vinícius pediu, em nome do movimento e de todas as entidades envolvidas, que o projeto de lei fosse votado em regime de urgência. Já dom Leonardo, ressaltou a “necessidade de mais recursos para que todos os brasileiros tenham direito à saúde” e falou diretamente aos parlamentares para que eles lembrem que as caixas não representam meras assinaturas e sim milhares de brasileiros e brasileiras. “Pedimos ao senhor que ouça o nosso povo”, dirigiu-se ao presidente da Câmara.


        Henrique Alves se comprometeu a se reunir com parlamentares para discutir a pauta e afirmou, “esse projeto não vai ficar engavetado nessa Casa”. O Projeto de Lei de iniciativa tem por objetivo alterar dispositivos da Lei Complementar 141 de 2012 no que diz respeito principalmente à determinação do montante mínimo de recursos a ser aplicado pela União em ações e serviços públicos de saúde.

 

Acesse aqui a minuta do projeto de Lei de iniciativa popular

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I