Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de agosto de 2013

 

 

ATO MÉDICO: Entidades da saúde se mobilizam em favor dos vetos

 

        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve presente hoje, 19, no Salão Verde da Câmara dos Deputados para mobilizar parlamentares a favor da manutenção do veto ao ato médico, lei nº 12.834/13, prevista para ser votada amanhã, 20, no final do dia. A lei regulamenta o exercício da medicina.


        Para o CNS e as entidades que o compõem, as profissões devem ser regulamentadas, no entanto, essa regulamentação não pode impedir o exercício de outros profissionais. Márcio Florentino, Secretário Executivo do CNS, lembrou que o Sistema Único de Saúde é um modelo de atenção integrada prevista na Constituição Federal e que sustenta o modelo interdisciplinar.


        O líder do PT na Câmara, José Nobre Guimarães, garantiu que a bancada do partido votará a favor da manutenção do veto. “A manutenção do veto é fundamental para o PT”.


Leia abaixo as atividades para a semana:

ATO MÉDICO: Entidades da saúde se mobilizam em favor dos vetos


        Profissionais da saúde preparam mobilização intensa para garantir manutenção aos vetos presidenciais ao Ato Médico.  A análise dos dispositivos está no primeiro item da pauta da sessão do Congresso marcada para a próxima terça (20).
A agenda inclui uma extensa lista de atividades, confira:

Segunda-feira (19/8)

        16h - Coletiva de imprensa no salão verde da Câmara dos Deputados, em frente ao Plenário Ulysses Guimarães. O objetivo é mostrar à sociedade os argumentos das 13 profissões da saúde em defesa da manutenção dos vetos presidenciais à Lei nº 12.834/2013, que regulamenta o exercício da medicina, conhecida como Ato Médico.


        Estão confirmados (as) para a coletiva: Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Cynthia Ciarallo, conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Tânia Maria de Souza Pires, secretária de assuntos internacionais da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Silano Couto, presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Christiane Tanigute, conselheira e Presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).


        A matéria foi sancionada, com vetos parciais, pela presidente Dilma Rousseff em 10 de julho. Estarão presentes profissionais de diversas áreas da saúde, entre elas psicologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, optometria e fonoaudiologia. O Congresso vota no dia 20 de julho a proposta.


        O principal problema do Projeto de Lei aprovado pelo Senado no dia 19 de junho era o inciso 1º do artigo 4, que previa que a formulação do diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica seriam atividades privativas dos médicos, ou seja, determinaria que só eles poderiam diagnosticar doenças e decidir sobre o tratamento. Além deste, foram feitos outros nove vetos pela líder do Executivo em pontos também polêmicos.


        Para as entidades, a retirada dos vetos poderá acarretar em prejuízo ao acesso do usuário aos serviços de saúde, criando um possível aumento de consultas e impedindo o pleno exercício das demais profissões e a organização de atividades multiprofissionais em saúde.


18h - Vigília de acompanhamento da votação dos vetos.

Terça-feira (20/8)

        14h - Ato em defesa do veto nº 24, da Lei do Ato Médico, no hall da taquigrafia da Câmara dos Deputados. Organização: Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) e Fórum dos Conselhos das Profissões da Área da Saúde (FCPAS). Na oportunidade, haverá fala de abertura do vice-presidente da Casa e do Congresso Nacional, André Vargas (PT-PR). Outros parlamentares também serão convidados para o ato.


        19h - Acompanhamento da votação da Lei do Ato Médico no Plenário da Câmara dos Deputados.


Manifeste-se pela internet!

        Também é possível se mobilizar via internet por meio da ferramenta de envio de manifesto aos parlamentares em defesa do veto (para enviar, clique aqui ).  Está sendo divulgada, ainda, uma petição pública que já conta com mais de 10 mil assinaturas (para assinar, clique aqui).


        Outro meio de manifestação é postar comentários nas redes sociais dos deputados e senadores, utilizando a hashtag #mantenhamoveto.

 

Fonte: Ascom/CFP

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I