Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 21 de agosto de 2013

 

 

Mantido os vetos ao Ato Médico

Mais uma vitória para a saúde pública brasileira

 

 

 

img

        O Sistema Único de Saúde, usuários, trabalhadores da saúde e o Controle Social conquistaram mais uma vitória para a saúde pública brasileira. O Congresso Nacional votou na noite de terça-feira, 20 de agosto, e decidiu pela manutenção dos vetos presidenciais à lei nº 12.834/13, conhecida como Lei do Ato Médico, que regulamenta o exercício da medicina.


        Para a derrubada do veto era necessário o apoio de 257 deputados e 41 senadores, o que não ocorreu. Médicos e profissionais da saúde de diversas áreas ocuparam o salão verde da Câmara dos Deputados durante todo o dia pressionando os parlamentares. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também esteve presente e permaneceu no Plenário da Casa até a votação. O CNS cumpriu um papel político diferenciador articulando e mobilizando diversas entidades de usuários e profissionais da saúde, além de gestores e parlamentares.

 

        Entre os vetos mantidos estão dispositivos que davam aos médicos a exclusividade no diagnóstico e na prescrição terapêutica, a exclusividade na aplicação de injeções e outros procedimentos com agulhas e a privação de direção e chefia de serviços médicos à categoria.


        “O Congresso Nacional desempenhou um importante papel não permitindo mais um ataque ao SUS, sendo coerente com os marcos legais, que há 25 anos aprovou, com os artigos 196 a 200 da Constituição Federal e com a lei nº 8080/90- que trata da saúde pública”, explicitou Socorro Souza, presidenta do CNS.

 

        A presidente do Conselho ainda esclareceu que “não é uma disputa contra a categoria médica. O foco é o interesse público e a defesa do princípio do atendimento integral”.  Os vetos garantem o exercício das outras categorias profissionais de saúde assegurando o trabalho interdisciplinar proposto pelo Sistema Único de Saúde e garantindo os princípios do Sistema - universalidade, integralidade e equidade.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I