Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de agosto de 2013

 

 

Conselheiros de saúde fazem pressão pela urgência dos 10% para saúde no Congresso e defendem “mais médicos”

 

 

 

        Conselheiros e Conselheiras de saúde de várias regiões do Brasil vão nesta quarta-feira, 28, ao Congresso Nacional, liderados pelo Conselho Nacional de Saúde, para pressionar os parlamentares pela tramitação em regime de urgência, urgentíssima do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que assegura 10% da receita corrente bruta da União para a saúde pública. O projeto foi entregue no início do mês ao presidente da Câmara dos Deputados, com mais de 2 milhões de assinaturas.


        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde- CNS - Maria do Socorro de Souza, disse que o Brasil vive um momento de efervescência política e os temas do financiamento da saúde e a defesa do “mais médicos” estão na agenda nacional.  “Estamos mostrando para o parlamento e para o Governo que o financiamento da saúde pública é necessário, urgente e viável. Nos 25 anos do SUS já perdemos muitas oportunidades de definir uma política de financiamento do SUS, esta nós não podemos perder”, disse Socorro Souza, e concluiu: “Queremos a garantia de mais médicos, mais saúde e mais financiamento”.  A presidenta do CNS e demais conselheiros irão acompanhar nesta quarta-feira a reunião da Comissão de Participação Legislativa da Câmara, que irá analisar o Projeto de Iniciativa Popular dos 10% para saúde.

        Cerca de 100 conselheiros e conselheiras de saúde vão visitar os gabinetes dos parlamentares, com a campanha “Seja um parlamentar nota 10”, pedindo apoio pela urgência, urgentíssima para a tramitação do projeto que irá assegurar, inicialmente, cerca de R$ 40 bilhões de reais por ano, a mais no orçamento do SUS. Segundo a presidenta do CNS, a articulação faz parte da mobilização dos 25 anos de criação do Sistema Único de Saúde.

 

Serviço:

Entrevista ColetivaPresidenta do CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE – Maria do Socorro de Souza
Horário: 14hs
Local: Salão Verde
Data:28 de agosto de 2013
Participação: 100 conselheiros e conselheiras de várias regiões, membros da Mesa diretora do CNS, representantes de entidades e movimentos nacionais e dirigentes de organismos e Centrais Sindicais.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I