Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de outubro de 2013

 

 

Garantir o fortalecimento do Controle Social e mobilizar para defesa do SUS

 

 

         Com a necessidade de avançar no processo de fortalecimento do Controle Social e na Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Nacional de Saúde na 249ª Reunião Ordinária definiu, no ano em que o SUS completa 25 anos, a realização de uma campanha nacional de comunicação que começa no mês de outubro e caminha até a 15ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para o ano de 2015.

 

         O povo brasileiro nas mobilizações de rua deu aval aos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde para batalhar e garantir que a saúde pública tenha a segurança de financiamento para o SUS, para isso, foi entregue ao Congresso Nacional mais de 2,2 milhões de assinaturas garantindo a tramitação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe o repasse integral e efetivo de 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde Pública (PL321/13).

         Nessa nova fase de mobilização e participação social é essencial que os conselhos, entidades, movimentos e centrais sindicais defendam um SUS PÚBLICO, UNIVERSAL, INTEGRAL e de QUALIDADE.   
       
         O CNS conclama todos para, no período de 5 a 11 de outubro de 2013(período de comemoração dos 25 anos do SUS, da garantia constitucional da saúde como direito), quemobilize sua comunidade do campo ou da cidade a promover ações de pressão aos  parlamentares realizando conversas com gestores de saúde,  governadores, prefeitos, secretários de saúde, e diga que é favorável ao SUS e que o Projeto 321/2013 precisa ser votado em regime de urgência, urgentíssima no Congresso Nacional.

         Nesse momento, o Governo Federal não sinaliza para atender a proposta dos 10% da receita corrente bruta da União, cerca de R$ 39 milhões de reais para a saúde pública. É bom lembrar que a Presidenta Dilma Rousseff e o Ministro Alexandre Padilha, já indicaram, em 2011, que a saúde pública precisa de mais recursos. “Se o Brasil quiser chegar a patamares parecidos aos de seus parceiros sul-americanos, como Chile e Argentina, precisa investir, hoje, pelo menos mais 45 bilhões de reais na saúde”, disse o Ministro Padilha.


Agenda:

05 a 11/10 - SEMANA DE MOBILIZAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL

05/10 – Ações nos Estados / Municípios, O Conselho Nacional de Saúde sugere que os Conselhos Estaduais e Municipais organizem em seus respectivos Estados e Municipais:

. Audiências Públicas com Deputados e vereadores;

. Manifestações de rua, atos públicos, debates com entidades, universidades, igrejas, sindicatos, movimentos sociais e populares;

. Entrevista coletiva sobre a defesa do SUS e seus 25 anos com a imprensa local, TVs, rádios comerciais e comunitárias, jornais, sites e outros, para reafirmar o posicionamento sobre o financiamento do SUS, com a garantia de 10% da receita corrente bruta para a saúde pública.

09/10 – Audiência Pública com Parlamentares (durante a 250º RO do CNS)
               Ações Institucionais CNS / Conselho Nacional do Ministério público–CNMP

11/10 – Oficina com comunicadores

30/10 – Mobilização Nacional em defesa do SUS e fortalecimento do Controle Social (lançamento da campanha) – Mobilizar defensores do SUS.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I