Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de outubro de 2013

 

 

Outubro Rosa: mês de conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama

 

 

       Outubro é o mês de conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama e ficou mundialmente marcado no calendário como Outubro Rosa. Durante todo o mês, monumentos e prédios públicos, em todo o mundo, ficam iluminados com a cor rosa e diversas atividades, como palestras e caminhadas são realizadas a fim de levar esclarecimentos sobre a doença à população.

 

       Para a conselheira nacional de saúde, da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), Liane Terezinha Oliveira, “recomendamos o autoexame como autoconhecimento, o câncer de mama pode ser percebido com alterações na pele ou mamilo, mas o que realmente vai dizer se é um câncer é a mamografia e exames”, ressalta a conselheira. Segundo ela, “a agilidade no diagnóstico é que pode reduzir a mortalidade pelo câncer”.

 

       O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para as mulheres que não têm histórico de câncer na família, a mamografia -radiografia da mama que permite a detecção das células cancerígenas na fase inicial- deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade. Quando descoberto e tratado em sua fase inicial as chances de cura aumentam expressivamente.

 

       Pouco se fala de câncer de mama em homens, mas o risco existe especialmente depois dos 50 anos e ele corresponde a 1% dos casos. No homem, a doença está mais comumente associada a alterações hereditárias ou decorrentes de tratamentos com alguns medicamentos, como alguns utilizados no tratamento de câncer de próstata. O tratamento em homens é idêntico ao realizado nas mulheres.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I