Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de outubro de 2013

 

 

Projeto de Lei Complementar 321/2013 é debatido em Audiência Pública na Câmara dos Deputados

 

 

         Foi realizada hoje, dia 9, na Câmara dos Deputados, audiência pública organizada pelas Comissões de Seguridade Social e Família, Financiamento da Saúde Pública e Legislação Participativa para debater o Projeto de Lei Complementar 321/2013, que trata da aplicação de 10% da   receitas correntes brutas da União em ações e serviços públicos de saúde.


         Durante o debate foi ressaltado o caráter de urgência da votação da proposta. Antonio Carlos Nardi, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), enfatizou: “Mais que as entidades envolvidas, o que importa são as pessoas que assinaram o documento solicitando mais financiamento para a saúde. Por isso, em respeito a esses eleitores, viemos fazer um apelo para que esse projeto seja votado em regime de urgência urgentíssima”.

 

Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados

 

         Alguns parlamentares chamaram atenção para a complementaridade entre o Projeto “Saúde + 10” e a Medida Provisória “Mais Médicos”, MP 621/2013, cujo relatório foi aprovado nesta terça-feira, 8, na Câmara dos Deputados. “O ‘Mais Médicos’ isolado, sem o financiamento, não adianta,” destacou o Dep. Federal Darcísio Perondi (PMDB-RS).

 

Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados


         A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, lamentou o impedimento da entrada da população nas galerias da Câmara dos Deputados. “Em um momento de fortalecimento da soberania popular a partir da legislação participativa vimos que, lamentavelmente, o governo não trata com transparência a formulação das regras relativas à saúde”. Aos 25 anos de criação do SUS, depois várias tentativas de solução para o problema do subfinanciamento da saúde, o Brasil, mesmo com um projeto de iniciativa popular desse porte, aposta no improviso e na falta de transparência.

 

Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados


         Ronald Ferreira dos Santos, coordenador do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública-  Saúde+10, considera que a audiência foi uma grande vitória e reforça o pedido da apresentação da proposta em regime de urgência para que possa entrar ainda no orçamento de 2014.

 

Fotos: Natália Pires - ASCOM/SE/CNS Clique para acessá-las em alta qualidade.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I