Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 15 de outubro de 2013

 

 

Indígenas de 4 estados realizam Conferência de Saúde em Florianópolis

 

         O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul realiza de 15 a 17 de outubro, em Florianópolis, a etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento reúne 496 delegados de quatro estados (RS, SC, PR e SP) e irá discutir propostas para alterar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi). A conferência será aberta nesta terça-feira, 15, no Hotel Canto da Ilha - Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas, Florianópolis.

 

Na etapa distrital, os delegados aprofundam as discussões iniciadas nas aldeias e fazem a escolha de 35 propostas que serão levadas para a etapa nacional. Além das propostas, o grupo irá escolher 80 delegados para representar a região, habitada predominantemente pela etnia Kaingang.


Sobre a 5ª CNSI
A conferência é feita em três etapas: inicialmente as discussões são feitas nas aldeias, na etapa local, onde são formadas propostas para alterar a política; estas propostas são aprovadas e levadas a etapa distrital, e por último, tudo o que for aprovado na etapa distrital segue para a etapa nacional, a ser realizada de 26 a 30 de novembro em Brasília-DF. A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Sesai- Secretaria Especial de Saúde Indígena- em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde –CNS.
Esta é a primeira conferência realizada após a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) em 2010. A última conferência nacional de saúde indígena foi realizada em 2006, na época a saúde indígena era uma atribuição da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).


Sobre o DSEI
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul é uma das 34 unidades descentralizadas de gestão da SESAI, órgão do Ministério da Saúde criado pelo governo federal em 2010 para assumir a gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). A SESAI é a única secretaria do Ministério da Saúde que executa diretamente ações de saúde. O DSEI Interior Sul é responsável pela saúde de 41.847 índios de maioria Kaingang em uma faixa de terras no interior que vai desde o Rio Grande do Sul até São Paulo. Os distritos foram divididos de acordo com critérios de distribuição populacional e organização dos povos indígenas.


Serviço
O que? Etapa Distrital da 5ª CNSI do DSEI Interior Sul
Quando? Dias 15, 16 e 17 de outubro
Onde? Hotel Canto da Ilha - Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas, Florianópolis.
Destaques – Abertura do evento, na terça-feira às 8:00h e Plenária de aprovação de propostas e encerramento, na quinta-feira a tarde.
Contatos – Francisco Souza – assessor de imprensa DSEI Interior Sul (47) 9938-1512
Mais informações no site: www.saude.gov.br/5cnsi e também www.saude.gov.br/sesai

 

Francisco Souza
Assessor de Imprensa
MS/SESAI/DSEI Interior Sul
(48) 3049-8531
(47) 9938-1512

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I