Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de outubro de 2013

 

 

25 de outubro – Dia do Dentista

 

         Dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Cirurgião-Dentista, profissão de mais de 240 mil trabalhadores brasileiros. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) afirma que o profissional dentista tem maiores responsabilidades que apenas a saúde bucal da sociedade. O cirurgião-dentista interfere, inclusive, na prevenção de outras doenças no organismo.


         A visita regular ao dentista é recomendada para todas as pessoas, independente de sua fase de vida. José Arnaldo Pereira Diniz, da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) compreende que a maioria das pessoas inclina-se a entender que Saúde Bucal é uma utilidade adicional em suas vidas. “Os cidadãos não a percebem como um direito constitucional. As entidades precisam conscientizar a população para que elas exijam por uma melhora na Saúde Bucal do país”, lamenta o também conselheiro nacional de saúde.


         Lançado em 2004 pelo Ministério da Saúde, o Programa Brasil Sorridente tem como principais objetivos melhorar as condições de saúde bucal e ampliar o atendimento da população brasileira. Conheça a Política Nacional de Saúde Bucal Brasil Sorridente abaixo.

 

 

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL
BRASIL SORRIDENTE


O QUE É
 O Brasil Sorridente é uma política do governo federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. É a primeira vez que o governo federal desenvolve uma política nacional de saúde bucal, ou seja, um programa estruturado, não apenas incentivos isolados à saúde bucal.


RAZÃO DA POLÍTICA
O Brasil Sorridente foi lançado pelo Ministério da Saúde em 17 de março de 2004 para ampliar o acesso ao tratamento odontológico. Grande parte dos brasileiros não sabe que podem receber tratamento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurados em 1998 indicam que, até aquele ano, 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido ao dentista.

A QUEM SE DESTINA
 
A todos os brasileiros que dependam da rede pública de saúde para receber tratamento odontológico. De acordo com o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista; 20% da população brasileira já perdeu todos os dentes; 45% dos brasileiros não têm acesso regular a escova de dente.

 

Mais informações : Portal da Saúde

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I