Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de novembro de 2013

 

 

Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro

 


         Vinte de novembro é instituído como o Dia Nacional da Consciência Negra e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), que aprovou em 2006 a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, se mobiliza no enfrentamento as desigualdades raciais no campo da saúde.

 

 

         O processo histórico de segregação da sociedade brasileira e as manifestações de racismo na saúde podem ser visibilizados por indicadores desagregadores de raça/cor, evidenciando que o racismo diferencia negras, negros, brancas e brancos nos diferentes níveis de atenção na saúde. Como demonstra os índices de mortalidade materna e infantil, homicídios da juventude negra, acesso da população negra à transplantes, entre outros.

 

         Na promoção da igualdade racial, em 2006, o CNS aprovou, a partir de um processo formulado pelo movimento negro, a Politica Nacional de Saude Integral da População Negra, instituída pelo Ministério da Saúde em 2009. A política tem como marco o enfrentamento do racismo institucional na saúde e ainda necessita ser implementada no Brasil e se faz necessário seu efetivo monitoramento. 

 

         Ações em todo o Brasil marcam o dia de mobilização. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em sua reunião ordinária no dia 20 de novembro, trará como ponto de pauta a saúde da população negra e contará com a participação do conselheiro nacional de saúde, Richarlls Martins.

 

         No compromisso com a promoção da igualdade racial, o Conselho Nacional de Saúde discute em dezembro, na sua próxima reunião ordinária, dias 11 e 12, a saúde da população negra.

 

         O Conselho Nacional de Saude está na luta pelo fim do racismo na saúde!

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I