Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de dezembro de 2013

 

 

Segundo dia da 5ª CNSI debate os temas do subsistema e controle social

 

         O segundo dia da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) foi aberto com o Diálogo Temático sobre o tema central do evento: “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e o SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”. O objetivo da atividade é dar oportunidade aos participantes de expressarem as necessidades sentidas, angústias, sugestões e expectativas em relação ao tema.

 

         A questão mais recorrente entre os grupos foi o problema do alcoolismo nas aldeias. Em um dos grupos foi colocada a necessidade de que saia, ao final da Conferência, uma orientação para que o tema seja abordado nos Conselhos Locais e Distritais de Saúde Indígena o quanto antes.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS

 

         O tema das endemias nas aldeias, como a malária e a dengue, também foi abordado em uma das salas de debate. José de Assis, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Ceará, delegado que representa o segmento dos trabalhadores, colocou a falta de ações de combate a essas endemias por parte dos municípios na área indígena. “Trouxemos uma proposta para a Conferência: que a Sesai crie um Núcleo de Controle de Endemias nas aldeias”, contou.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS

 

         Durante a tarde, foi debatido o tema “Controle Social e Gestão Participativa”. Como painelistas estavam a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico e o Assessor Indígena do DSEI Pernambuco, Ailson dos Santos, do povo Truká.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS

 

         “Precisamos fazer dessa 5ª Conferência uma ferramenta de destravamento e que os estados e municípios abram espaços de discussão com os povos indígenas. Precisamos adequar o SUS às características dos povos indígenas”, colocou Ailson durante sua exposição.
 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I