Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de janeiro de 2014

 

 

77 anos na luta pela saúde pública brasileira

 

        Janeiro deste ano, 2014, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) completa 77 anos de existência. A princípio, a lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937, instituiu o CNS com o objetivo de assessorar o Ministério da Saúde Pública. No entanto, hoje, o papel do CNS vai muito além e é um órgão de Controle Social na Saúde.

 

Foto: Arquivo CNS


        As primeiras manifestações para o fortalecimento do Controle Social na Saúde no país apareceram em 1970, na mesma época em que surge o movimento da reforma sanitária, responsável por discussões com base na integralidade, descentralização e universalização. E com o Decreto nº 67.300, de 30 de setembro de 1970, a atuação do CNS foi ampliada e as discussões passaram a ter ênfase na promoção, proteção e recuperação da saúde, atribuindo ao CNS “examinar e emitir parecer sobre questões ou problemas relativos à promoção, proteção e recuperação da saúde, que sejam submetidos à sua apreciação pelo Ministro de Estado, bem como opinar sobre matéria que, por força de lei, tenha que ser submetida à sua apreciação”.


        Um marco na saúde pública brasileira, promovido pelo controle social, foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em 1986, cujo relatório final fundamentou a elaboração do artigo 196, “Da Saúde”, da Constituição federal de 1988. Com o artigo, fica criado e instituído o Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo ano, o CNS passa a ter caráter decisivo e deliberativo. Antes disso, em 1987, o Decreto nº 93.933 dispôs sobre a organização e atribuições do Conselho conferindo-lhe funções normativas e de assessoramento do Ministro de Estado da Saúde.

 

Foto: Luiz Parahyba


        Apenas em 1990 o Conselho Nacional de Saúde passa ter caráter permanente, deliberativo e colegiado com representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, bem como foram oficializadas e instituídas as Conferências e os Conselhos de Saúde como instâncias de Controle Social, com a Lei nº 8.142.


        Em 2006, com o Decreto Presidencial nº 5.839, atendendo as deliberações da 11ª e 12ª Conferência Nacional de Saúde, que surgiu uma nova estrutura para o CNS. A partir de então os membros do Conselho passaram a ser escolhidos por processo eleitoral assim como o presidente do CNS, cargo ocupado até então pelo Ministro. Foi também nesse ano que o CNS passou a ser composto por 48 membros titulares.

 

Foto: Gianina Cardoso


        Durantes as gestões do CNS já passaram pela presidência gestores, trabalhador e pela primeira vez, nesta nova gestão, foi eleita uma usuária, mulher, para assumir o comando do Conselho Nacional de Saúde. Em 2013 o Sistema Único de Saúde completou 25 anos de existência e agora, em 2014, o Conselho Nacional de Saúde comemora 77 anos de trabalho em busca de um SUS de qualidade para toda população brasileira.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I