Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de fevereiro de 2014

 

 

Direito à saúde e diversidade são debatidos durante a Expogep com a participação do CNS

 

        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem participado da II EXPOGEP- Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS, que acontece em Brasília de 2 a 6 de fevereiro. Na manhã de hoje, a participação se deu na mesa-redonda Mobilização Social: Direito à Saúde e Diversidade, com a presidenta do CNS, Maria do Socorre de Souza. Além dela, participaram o pesquisador do IPEA, Roberto Pires, a Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa da SEGEP/MS, Júlia Roland e Augusto Mathias, da Prefeitura Municipal de Toronto- Canadá.

 

 


        A mesa, presidida pelo Secretário Especial de Saúde Indígena/ MS, Antônio Alves, tratou do tema da participação social no campo da saúde. O pesquisador do Ipea, Roberto Pires, apresentou resultados de pesquisas que apontam considerados ganhos na área da saúde por conta da mobilização e participação sociais. Segundo ele, os estudos sobre a participação social em áreas políticas, como na educação, saúde, segurança, apontam que é o campo da saúde que tem o maior impacto positivo por conta da participação social. “Como exemplo, os municípios que têm conselhos de saúde atuantes e rede ampliada de participação social são os que, ao longo do tempo, alocam mais recursos e apresentam maiores melhorias dos serviços prestados e bem estar social”.


        Ações e momentos que fizeram parte de processos fundamentais da participação social na construção do SUS, de iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, foram apresentados por Júlia Roland, assim como foi exposto o modelo de saúde em Toronto, no Canadá, por Augusto Mathias.


        A presidente do CNS, Socorro Souza, colocou para os participantes a importância de se debater direito e diversidade. “A diversidade não pode ser compreendida como mais um adjetivo para uma política pública ser democrática ou mais eficaz, para discutirmos diversidade e direito, precisamos entender o quanto essas dimensões fazem parte da nossa identidade como sujeitos”.

 

        Por fim, Socorro Souza encerrou a roda de conversa ressaltando os próximos passos para o controle social avançar nos debates em contribuição às políticas públicas no campo da saúde. “Estamos com o desafio da 15ª Conferência Nacional de Saúde (prevista para 2015) e a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (que será realizada este ano, em Brasília) e é com esse espírito de mobilização, de ressignificação e animação que esperamos que a 15ª seja um espaço para afirmar os princípios do SUS e renovar a capacidade de luta coletiva e de fazer com que a saúde seja um objeto de ação política”.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I