Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de fevereiro de 2014

 

 

Estratégias de mobilização para a XV Conferência Nacional de Saúde são debatidas em Seminário na II EXPOGEP

 

        No dia 4 de fevereiro, na II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II EXPOGEP), deu-se continuidade aos debates e encaminhamentos iniciados no dia anterior, como parte das atividades do Seminário ‘Processo da XV Conferência Nacional de Saúde’.


        Andréa Butto, Secretária da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Brasil, apresentou as ações feitas para a realização e avaliação da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que contou com experiências inovadoras como a contratação de assessoras que tiveram como principal papel garantir a igualdade de gênero nas conferências distritais e municipais.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS


        O Seminário, cujo objetivo é discutir o processo de construção da XV Conferência Nacional de Saúde, prevista para 2015, possibilitou o debate sobre a necessidade de modificação da metodologia da Conferência,  para que ela permita o verdadeiro exercício do controle social.


        Os participantes salientaram pontos relacionados à importância de se compreender a Conferência enquanto processo, e não enquanto um evento isolado, e pensar em estratégias que mobilizem a sociedade permanentemente em torno da agenda da saúde, fazendo com que os cidadãos se apropriem desse espaço de participação social. A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Sousa, enfatizou: “As conferências de saúde precisam expressar a vontade coletiva. Caso contrário sua existência não tem sentido. Os conselhos de saúde precisam abrir espaços efetivos de escuta da comunidade e pensar em estratégias de mobilização preparativas para a XV Conferência”.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS


        Os participantes, conselheiros de saúde, mobilizadores sociais e pesquisadores, enfatizaram a necessidade de articulação entre as políticas de saúde e demais políticas públicas como forma de potencializar o debate. Também chamaram atenção para a importância de envolver os jovens nas discussões sobre saúde pública e de dar destaque às etapas municipais da Conferência Nacional de Saúde, que muitas vezes ficam à margem do processo.


        Foram apresentadas algumas propostas do Conselho Nacional de Saúde para a preparação para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, como a realização de ciclos de debates em algumas capitais e a inclusão de temas relativos à conferência na pauta de cada uma as reuniões ordinárias do CNS.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I