Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de março de 2014

 

 

Humberto Costa defende o controle social na Saúde em todos os setores do governo

 

 

        O senador Humberto Costa, do PT-PE participou da Jornada das Comissões, realizada nesta terça-feira (11) em Brasília e fez um balanço do estado-da-arte da saúde pública no Brasil e da participação dos Conselhos de Saúde no futuro do setor.

 

        Ele defendeu a importância do controle social não somente na saúde, mas em todos os setores da sociedade civil. Costa afirmou, ainda, que o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma realidade e que o Brasil tem papel de destaque, e referência para outros países da América Latina.

 

        O senador destacou que o Brasil segue avançando na estruturação do seu sistema de saúde, principalmente focando-se na atenção básica de saúde.

 

        “Ao contrário do que se pensa, o Programa Mais Médicos se propõe a resolver um problema estrutural e não somente um programa emergencial”, assegurou Costa.

 

 

Financiamento da Saúde

 

        Humberto Costa se disse um defensor da proposta Saúde+10, que os movimentos sociais tentaram passar no Congresso e que destina 10% da Receita Corrente Bruta da União para a Saúde.

 

        “Não tivemos força suficiente, no Senado, para aprovar o projeto, mas conseguimos constitucionalizar os gastos de saúde no país, garantindo que não haja retrocesso na disponibilização dos recursos para a saúde”, disse o senador.

 

        O projeto foi apensado a outro que está tramitando na casa e que reduz consideravelmente os recursos que seriam obtidos pelo Saúde+10, e Humberto Costa acredita que a luta pelo projeto da sociedade deve seguir, mas que devemos, também, garantir o que está posto no momento.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I