Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de março de 2014

 

 

Primeiro dia da Jornada debate 25 anos do SUS,

4ª Conferência dos Nacional da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras e 15ª Conferência Nacional de Saúde

 

 

        No primeiro dia da Jornada das Comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada nesta terça-feira (11), cerca de 200 conselheiros de saúde, se reuniram com o objetivo de discutir os planos de trabalho das Comissões do CNS.  No debate, os participantes colocaram na pauta assuntos como os 25 anos do sistema Único de Saúde (SUS) e a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

 

        A presidenta do CNS disse que na saúde e na sociedade, as mulheres fazem toda a diferença. “Queremos valorizar o esforço de estar aqui. Há muitas mulheres em comissões, muitas mulheres na saúde e ocupando cargos de destaque. Isso me fortalece. Temos aqui populações negras, indígenas, acadêmicos, da patologia, gestores e todos têm sua extrema importância”, afirmou. Segundo a presidenta, a proposta é fazer uma análise da conjuntura nacional e internacional, olhando como a saúde está projetada dentro e fora do país. “Precisamos compreender o papel do CNS e suas comissões a partir de uma análise da situação atual brasileira e estrangeira”, afirma.

 

        Após a abertura oficial do evento, foi instalada a primeira mesa de trabalho, com o tema “Os 25 anos do SUS e os Desafios dos Sistemas Universais de Seguridade Social. Participaram a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, o senador Humberto Costa (PT-PE); o professor da Universidade Federal de Goiás, Elias Rassi; a presidenta do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES), Ana Costa e o deputado federal e atual presidente da Comissão de Seguridade Social e da Família, Amauri Teixeira (PT-BA).

        Costa defendeu a importância do controle social não somente na saúde, mas em todos os setores da sociedade civil.  Rassi destacou sobre a mobilização dos movimentos sociais. Segundo ele a saúde saiu da agenda prioritária dos municípios e dos governos, aspecto que tem se tornado recorrente após o encerramento do período eleitoral.  Ana Costa falou sobre a importância de valorizar o SUS em âmbito internacional em um contexto de hegemonia das políticas neoliberais, sob dominância dos interesses do capital financeiro.

        Na parte da tarde, foi instalada a segunda mesa do evento “Mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. Estiveram presentes o professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, Antônio Cardoso; o representante do Cebes e da Alames, José Carvalho de Noronha; o representante do Movimento Popular Educação e Saúde, Carlos Sivan; e o coordenador da IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Geordeci de Souza.

        O professor Antônio Cardoso apresentou o resultado de uma pesquisa sobre as Conferências Nacionais de Saúde. De acordo com o pesquisador, ao longo dos anos, houve uma forte pulverização das deliberações, que passaram a ser, cada vez mais, segmentadas em acordo com os interesses de cada movimento ou entidade participante. Para o representante do Cebes e da Alames, José Noronha, a 15a Conferência deve ser capaz de refletir o atual momento político brasileiro, em que a população foi às ruas para pedir serviços públicos de qualidade.

        O conselheiro Geordeci Souza apresentou o planejamento para a IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá no período de 10 a 13 de novembro. Durante o período preparatório serão realizadas ainda 170 conferências macro regionais e 27 estaduais. De acordo com Carlos Umberto, ao longo das etapas preparatórias para a 15a Conferência, deve fazer uma autocrítica do modelo de controle social que foi construído e pensar novas metodologias de trabalho.

 

Corpo a corpo – A partir das 18h, os participantes se dirigiram ao Congresso Nacional para uma visita pessoal aos parlamentares, com vistas a defender os interesses do setor de saúde em vários projetos em andamento naquela casa.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I