Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de março de 2014

 

 

Saúde da Mulher é discutida na Reunião Ordinária do CNS

 

 

        A saúde da mulher nos 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos temas da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O assunto faz parte, também, das celebrações do Dia Internacional da Mulher.  Estiveram presentes a deputada federal (PT-DF), Érika Kokay, que representou a coordenadora da Bancada Feminina do Congresso Nacional, deputada Jô Moraes (PcdoB-MG),  a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, o chefe do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes) do Ministério da Saúde, Dário Pasche; a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, Maria Esther Vilela; além da conselheira e representante da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Maria do Espírito Santo.


        Erika Kokay parabenizou os conselheiros e conselheiras pela iniciativa de fazerem o recorte de gênero na política pública de saúde no mês de março, que é tradicionalmente voltado a homenagear a mulher.


        “Não podemos permitir que o dia 8 de março seja tomado pela lógica sexista e machista como tantas vezes já vimos ocorrer neste País. Avançamos nos tratamentos de câncer de mama e do ovário, mas precisamos avançar ainda mais na conquista de direitos sexuais e reprodutivos”. Ela acrescentou que o fundamentalismo cresce e tenta cancelar de todas as formas os projetos importantes para a saúde da mulher, como o da profilaxia da gravidez em casos de vítimas de violência sexual. “É preciso caminhar para conquistarmos ainda mais direitos e não no retroceder”, alertou.


        A presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, disse que a saúde tem papel importante para o futuro de uma sociedade mais igualitária. “A agenda da Saúde da Mulher não é apenas das mulheres, mas da sociedade”, afirmou.  A presidenta falou, também, sobre os 20 anos dos avanços da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) das Nações Unidas, que ocorreu em 1994, em Cairo, Egito (considerada um marco histórico, sendo o primeiro encontro global no qual todos os aspectos da vida humana foram abordados de forma abrangente).


        Ao final, ela propôs uma reunião com a Bancada feminina do Congresso Nacional para discutir estratégias de sensibilização e convencimento para assegurar a aprovação, ainda neste ano, das principais propostas voltadas para o segmento feminino.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/CNS


        O coordenador do Dapes disse que as políticas públicas para as mulheres foram implementadas nos últimos anos. Entre os assuntos prioritários para o Ministério da Saúde, ele destacou a violência contra a mulher, os direitos sexuais e reprodutivos e o direito ao parto normal. No que diz respeito ao planejamento reprodutivo, segundo Dario, nos últimos anos, houve uma redução no número de jovens grávidas abaixo dos 19 anos, ao passo que se verificou um aumento da quantidade de mulheres que tem filho aos 30 anos. “O Ministério tem buscado adotar políticas e posições de vanguarda, ampliando o acesso das mulheres à informação e aos insumos de planejamento familiar”, ressaltou.


        A conselheira Maria do Espírito Santo falou que o programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher do Ministério foi consequência da luta das mulheres pela universalidade de um sistema público de saúde.

 

        De acordo com a presidenta do CEBES, Ana Costa, há uma ausência de compromisso da saúde da família com uma concepção integral. “Ao invés de adotar a perspectiva da atenção, é importante adotar o viés da saúde integral”.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I