Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 22 de março de 2014

 

Seminário Setorial discute saúde do trabalhador e da trabalhadora

 

 



 

        Teve início na manhã desta sexta-feira (21)e vai até amanhã, em Brasília, o Seminário Setorial com as Centrais Sindicais e Organizações Sociais, realizado pelo Conselho Nacional de Saúde como etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Os objetivos do encontro foram debater a importância de implantar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sistema Único de Saúde (SUS); incluir o debate político da saúde dos trabalhadores na agenda sindical e governamental; mobilizar para as etapas macrorregionais, estaduais e nacional da Conferência, trabalhadores dos setores produtivos como agricultura e pecuária, construção civil, transporte, indústria, comércio, serviço público e privado da saúde e serviço público em geral. Além disso, preparar os conselheiros que vão acompanhar as próximas etapas.


img        Participaram da mesa de abertura o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), André Bonifácio, a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, os representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Denise Rinehart, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Junéia Martins Batista, da Força Sindical, João Donizeti, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Eugiane Lago, da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Jorge Venâncio, da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Luiz Aníbal, a conselheira nacional de Saúde integrante do Movimento Social LGBT, Fernanda Benvenutty, da União Geral de Trabalhadores (UGT), Adir de Souza, da Confederação Nacional de Saúde dos Trabalhadores, João Rodrigues e do Ministério da Previdência Social (MPS), Ricardo Oliveira.


        Recém-nomeado como secretário da SGEP/MS, André Bonifácio, que representou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que este é o primeiro ato que participa formalmente na condição de secretário. "Para mim, é uma honra e não teria lugar melhor para a minha estreia. Peço toda paciência para que eu possa me adaptar e aprender muito sobre espaço da relação com os conselheiros, sindicalistas e movimentos sociais. Minha vontade de aprender é imensa. Tenho certeza que vou honrar o convite que o ministro Arthur Chioro me fez e transmito o abraço dele aqui”, ressaltou André Bonifácio. 


        “Na condição de mulher, negra, mãe e avô, autorizada para representar a população do campo, estou muito feliz de tê-lo aqui. Fizemos uma mesa policlassista porque a maioria deste país gera riqueza, mas esta pauta não está tendo centralidade nos espaços de decisão política. E o esforço e a legitimidade que temos nesta mesa são exatamente no sentido de colocar na agenda das nossas entidades, na agenda da sociedade, na agenda governamental, o debate, a reflexão e a priorização desta política, a saúde como um todo e com um recorte especial a saúde do trabalhador e trabalhadora”, afirmou Maria do Socorro de Souza, presidenta do CNS. 


        Ainda pela manhã foi apresentado pela professora da Universidade Federal da Bahia, Peilda Vazquez, o painel “Capitalismo, Desenvolvimento e Mudanças no Mundo do Trabalho”. Ela fez uma reflexão sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora. A professora afirmou que discutir saúde do trabalho é discutir saúde pública. Além disso, Vazquez falou sobre depressão e racismo.


        O segundo painel foi sobre o “Panorama da Situação de Saúde da Classe Trabalhadora Brasileira”. Como painelistas estiveram presentes Roque Veiga, da Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde; Jandira Maciel, professora da UFMG, especialista na área de saúde e trabalho; Maria do Socorro de Souza, presidenta do Conselho Nacional de Saúde; e Letícia Nobre, diretora da Secretaria de segurança e Atenção à Saúde do Trabalhador na Bahia, e representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).


        O painel teve como objetivo compreender o panorama da situação de saúde dos trabalhadores no Brasil, aprofundando a concepção sobre o trabalho e a saúde, e partindo de um viés que não privilegie o mundo urbano, industrial e masculino, mas que traga para a discussão classes invisibilizadas, como a população em situação de rua, as pessoas com HIV/AIDS, os povos do campo, da floresta e das águas, entre outros.


        Roque Veiga, em sua apresentação, trouxe dados que apontam as principais notificações de problemas de saúde relacionados ao trabalho e indicou fatores que influenciam o adoecimento dos trabalhadores e trabalhadoras, como o aumento da carga horária, a terceirização, o decréscimo de quadro de pessoal e a insalubridade dos ambientes de trabalho. “A maior causa de afastamento de professores, por exemplo, é por problemas relacionados à saúde mental. Quando falamos em intersetorialidade temos que pensar em como mudar esse determinante social em saúde”, apontou.


        Jandira Maciel chamou atenção para a necessidade de ampliação do conceito de trabalho na formulação de políticas públicas: “Das 130 milhões de pessoas que compõem a chamada classe economicamente ativa, mais de seis milhões são trabalhadores e trabalhadoras que dependem do mercado informal e, por isso, estão excluídas das  políticas públicas relacionadas à saúde do trabalhador.

 

        Foi discutida a necessidade de a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora trazer em seu cerne uma nova concepção do controle social, partindo de um formato que ajude a politizar o debate e dar voz aos sujeitos, reafirmando o papel dos trabalhadores e trabalhadoras enquanto sujeitos políticos e avançando na crítica às questões sociais não resolvidas desde a formação social brasileira. Maria do Socorro de Souza destaca que “se queremos discutir integralidade e intersetorialidade temos que trazer ao debate a questão agrária, a reforma urbana, o preconceito, os problemas de transporte, saneamento e moradia. O panorama de saúde do trabalhador e da trabalhadora exige uma crítica ao modelo desenvolvimentista, que coloca o Estado e a saúde a favor de um sistema acelerado, industrializador e sem planejamento. A 4ª conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, assim como a 15ª Conferência Nacional de Saúde não podem ser apenas eventos. Precisamos refletir sobre como nossas entidades se comprometerão com essa pauta e essa mobilização, no período anterior e posterior às conferências”.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I