Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 31 de março de 2014

 

 

CNS participa de Encontro Preparatório

 

 

        O deputado federal Rogério Carvalho Santos (PT-SE), participou na manhã desta quinta-feira do Encontro Preparatório para a 18ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, que ocorreu no dia 28 em Brasília. O discutiu com Conselho sobre o movimento nacional em defesa da saúde pública – Saúde +10, 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/CNS

 

        O deputado sugeriu aos participantes  mais reflexão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele abordou sobre a qualidade dos serviços de saúde, os desafios, além do tema financiamento. Para ele, é preciso haver estrutura capaz de estabelecer padrões de qualidade para cada tipo de serviço do SUS, afirmou que é preciso capacitar os profissionais da área.

 

        “Nosso sistema de saúde é eficiente”, garantiu. De acordo com Santos em outros países,  muitas vezes, o sistema de saúde não é gratuito. “O SUS é muito singular”, completou.  “Temos ampliado a oferta dos serviços do SUS, precisamos equacionar essa oferta e criar mecanismos que dê qualidade aos serviços que estão sendo prestados”, ressaltou.

 

        Quanto ao financiamento da saúde, ele lembrou que alguns setores fazem um discurso favorável ao tema, mas na hora da votação comportam-se de forma diferente. ”Há a necessidade de rever os financiamentos visando à oferta dos serviços. O governo deu 15% da receita bruta, mas queremos 18%, assegurou.

 

        De acordo com o deputado o programa Mais Médicos, do governo federal, foi assertivo e provocou uma nova especialidade os generalistas. “Tem excelente avaliação pelo caráter social que desenvolvem nas suas praticas diárias com o cuidado no acolhimento e uma escuta resolutiva”, garantiu. “O avanço no SUS de hoje significa consolidar o direito à saúde”, finalizou.

 

        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, ponderou quanto aos avanços do sistema, citou a regulação, agenda do financiamento, além da possibilidade de entrada de capital estrangeiro. A presidenta ainda refletiu sobre o papel do CNS na formação da Saúde sobre a carreira médica e os avanços de padrão tecnológico.

 

        Sobre a 4ª  Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e representante da Comissão organizadora da Conferência,   Carlos Vaz, fez um panorama geral sobre  importância das informações para os novos atores que estão envolvidos na construção do evento. O conselheiro e representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Geordeci Menezes de Souza, completou  a apresentação fazendo uma exposição com a situação de todos os estados.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/CNS

 

        O professor da Universidade de Brasília (UnB), Antônio José Cardoso, falou sobre os 70 anos de Conferências Nacionais de Saúde: Lições aprendidas para subsidiar a 15ª Conferência. Segundo Cardoso as Conferências e os Conselhos são os principais espaços para o exercício da participação social no sentido de intervir na formulação e implementação da saúde em todas as esferas de governo.  Cardoso mostrou a linha de tempo das Conferências, segundo ele a primeira aconteceu em 1941. Apresentou os objetivos, a metodologia, os diagnósticos e os princípios e diretrizes.

 

        Ele acrescentou que a  8ª Conferência, realizada em 1986, foi um marco na luta pelo direito à saúde. “A 8ª Conferência é a grande referência, serve como um grande marco”,  completou. Para finalizar, o professor ressaltou que a discussão sobre o formato e o processo de preparação e realização para a 15ª CNS precisa ser desencadeada imediatamente para que seja possível chegar a um modelo de organização e funcionamento em que a participação social promova o fortalecimento do SUS sem reproduzir modelos contrários à democratização das políticas de saúde.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I