Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 7 de abril de 2014

 

 

Conselho de Saúde e entidades do movimento Saúde + 10 vão à Câmara dos Deputados por mais recursos para a Saúde

 

Em uma das reivindicações - um PL de iniciativa popular – setor de saúde pública receberia um acréscimo de recursos da ordem de R$ 45 bilhões em cinco anos

 

        O Conselho Nacional de Saúde (CNS), o movimento Saúde+10, entidades nacionais, instituições e movimentos sociais que apoiam o Projeto Saúde+10 participam, no próximo dia 8, de 14h às 18h, na Câmara dos Deputados, de um debate nacional em defesa do financiamento de ações e programas da área de saúde, durante a reunião da Comissão Geral que tratará destes assuntos.


        Uma das reivindicações das entidades é o desapensamento e tramitação urgente do Projeto de Lei Popular 321/13 – apensado ao PL 123/12 e outros – que prevê a aplicação, pela União, de 10% de sua receita corrente bruta na saúde, anualmente.


        “Um projeto de lei encaminhado pela sociedade não pode ser simplesmente apensado a outro que não atende aos anseios da sociedade. É preciso respeito à iniciativa da população”, disse Maria do Socorro Souza, presidenta do CNS.


        O movimento, que reúne dezenas de entidades ligadas à saúde, recolheu 2,2 milhões de assinaturas e apresentou o projeto de iniciativa popular, que amplia em R$ 45 bilhões os recursos para financiamento do setor em cinco anos.

 

        Os Conselhos de Saúde – municipais, estaduais e nacional – são colegiados que têm por missão formular políticas públicas em seus respectivos âmbitos e controlar sua execução, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, além de promover o controle social do setor de saúde em toda sua amplitude, em âmbito público e privado.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I