Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de abril de 2014

 

 

15ª Conferência Nacional de Saúde é tema de debate no Fórum Internacional da Rede Unida

 

 

        Conselheiros e trabalhadores de saúde, pesquisadores, mobilizadores sociais e professores de vários estados do país se reuniram para discutir sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde. O encontro contou com a participação do secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, André Bonifácio, da presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza. O secretário destacou a importância dos conselhos estaduais e municipais e o trabalho dos conselheiros de saúde.


        Para ele, é importante que aja uma articulação entre as políticas de saúde e demais políticas públicas como forma de potencializar o debate e estabelecer uma agenda estratégica. Bonifácio alertou  que é preciso acabar com a invisibilidade dos conselhos nos municípios. “As pessoas não sabem o seu valor. Elas não sabem a importância que têm.” O secretário acrescentou, ainda, que a Conferência não começa só em 2015, ela acontece todos os dias, acontece agora. “Não adianta querermos mudar a metodologia da Conferência, se continuarmos com esse mesmo modelo de conceito e de representação social da maneira que está”, disparou.

 

Fotos: Fórum sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde/Tânia Mello


        Já a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Sousa, afirmou que é preciso observar o cenário internacional e nacional, além de perceber o papel da sociedade. “É importante mobilizar a sociedade, os sindicatos, as cooperativas. “Conferência é uma expressão mobilizadora”, disse.

 

        “A 8ª Conferência teve um peso significativo para o Brasil. Precisamos associar a 15ª Conferência com a melhora de vida e saúde da população, pois o povo está vivendo mais tempo. Temos uma rede diferenciada da que tínhamos antes, hoje temos saúde mais específica, como a saúde do trabalhador, saúde da mulher, saúde mental e outros tipos. isso foi uma conquista”, ressaltou.

 

        A presidenta lembrou que a 8ª Conferência contou com quatro mil participantes, mil delegados e três mil convidados. “Temos que mobilizar a base e seguir”. São cinco prioridades: direito à saúde, política de financiamento do SUS, recursos humanos, desenvolvimento científico e fortalecimento do controle social.

 

        “Nossa perspectiva é que a 15ª Conferência seja tão relevante quanto a 8ª. A ideia é fazer uma Conferência diferente e todos nós podemos contribuir. No entanto, repensar a Conferência é repensar os Conselhos”,  acrescentou .

 

Serviço

Fórum Internacional da Rede Unida
11º Congresso Internacional

‘III Fórum – Eixo: Participação – 15ª Conferência Nacional de Saúde – construindo uma agenda’

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I