Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de maio de 2014

 

 

Mesa de abertura da 18ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde reafirma a Defesa do SUS e dos Sistemas Universais de Saúde

 

 

        A abertura da 18ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde Ampliada, intitulada 25 anos do SUS: “Avanços e Desafios para o Controle Social”, aconteceu nesta terça-feira (27) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília e teve a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro.

 

        Em sua apresentação, o Ministro afirmou que esteve presente na Assembleia Geral de Saúde, organizado pela Organização Mundial de Saúde (OPAS). 

 

        Para Chioro um dos momentos mais importantes foi a afirmação feita pelo governo brasileiro de que o Brasil não abre mão de uma conquista social civilizatória que é não tratar a saúde como mercadoria e colocá-la fundamentalmente como direito social, direito da pessoa humana. Uma conquista da sociedade.

 

Foto: Gilmar Félix

 

        De acordo com Chioro, a delegação brasileira teve participação importante e conseguiu aprovar contribuições levadas à Assembleia. Entre elas o acesso universal a assistência farmacêutica; a garantia ao acesso de todas as pessoas ao diagnóstico precoce, ao tratamento e medidas de prevenção do controle da tuberculose. Outra contribuição deixada foi o direito de acesso ao diagnóstico e ao tratamento das hepatites.

 

        Arthur Chioro disse que a Assembleia Geral foi marcada pelas discussões da saúde pós 2015, pois os Objetivos do Milênio devem ser alcançados em 2014 e 2015 e a ONU, por meio da Organização Mundial da Saúde já começa a discutir quais são as prioridades nos países a partir de 2015.

 

        “Nós defendemos a tese de que os objetivos pós 2015 não podem deixar a agenda da saúde de fora, pois é uma agenda de todos os países, para todas as políticas públicas. Não podemos deixar de fora os objetivos do milênio não atingidos”, completou. Ele citou que o Brasil vai chegar com todos os objetivos de saúde atingidos, mas há países mais pobres que não vão conseguir e eles não podem ficar para trás.

 

        “Defendemos a inclusão de alguns temas além daqueles que já se tornaram consenso como a obesidade infantil, a luta contra o tabagismo e outros”, disse. O Ministro afirmou que foram incluídos temas fundamentais como a luta contra todas as formas de violência e sua repercussão sobre a saúde; a má perspectiva da saúde; a introdução à dependência química, ao álcool e outras drogas como uma agenda central do processo na agenda mundial, afirmando que trata-se de problemas sérios para todos os países.

 

        O ministro revelou ainda que em novembro de 2015 será realizado no país uma Conferência Mundial sobre Segurança no Trânsito, tema importante para a agenda as saúde hoje.

 

        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro Souza, disse que a 18ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde é uma expressão de popularidade, de governo, de democracia e de cidadania. “Em 2015, faremos 20 anos de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, isso graças a capacidade dos movimentos sociais, das entidades dos trabalhadores, das entidades de gestores e com certeza da nossa capacidade, a do povo brasileiro em se mobilizar por direitos”, ressaltou.

 

        A deputada federal, Jandira Feghali, revelou que tem admiração e respeito pelo controle social da saúde no Brasil. “Dou maior importância, maior valor a todas essas instâncias e politicas que têm a possibilidade de um controle direto e democrático. Temos trabalhado no sentido de implantar o SUS com todas as dificuldades. Não me canso de repetir que com tudo que se tem feito para se desconstruir o SUS, eu me perfilo no campo daqueles que defendem intransigentemente o Sistema Único de Saúde como um sistema universal e possível de atender o povo brasileiro”, defendeu.

 

        A 18ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde Ampliada tem como objetivo avaliar a situação de saúde no contexto dos 25 anos do SUS; debater e reafirmar o SUS como sistema universal, público e de qualidade; ampliar a participação popular e mobilizar a sociedade em defesa do SUS e fortalecer o controle social da saúde.

 

        Participaram da abertura, também, o procurador geral da República, Rodrigo Janot Monteiro Barros, o presidente da Organização Pan-Americana e da Organização Mundial da Saúde, Joaquim Molina, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, a deputada federal pelo PCdoB-RJ, Jandira Feghali, o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Haroldo Jorge de Carvalho, o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Nilo Beta, a coordenadora de Plenária do Distrito Federal, Maura Lúcia dos Anjos.

 

        O encontro conta com a participação de 1800 pessoas da área da saúde entre conselheiros, coordenadores de plenárias, representantes dos conselhos municipais e estaduais de saúde.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I