Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de maio de 2014

 

 

Plenária dos Conselhos realiza ato político pelo SUS

 

 

        Quase duas mil pessoas que participam da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, que inclui, também entidades e movimentos sociais populares assistiram, hoje  (27) a um ato político em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).


        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, destacou a importância do ato político na luta em defesa do SUS.


        “Está aqui uma das maiores expressões da democracia brasileira.  Nesta plenária já estiveram presentes representantes do legislativo, do judiciário e o próprio ministro da Saúde, Arthur Chioro, mas acima de tudo, estão aqui representados todos os conselhos de saúde,  movimentos negro, LGBT, indígenas, agricultores, todas as expressões do país”, disse Socorro.

 

Foto: Gilmar Félix


        Segundo a presidenta do CSN, o momento é de disputa política em todos os espaços – no legislativo, no judiciário, no próprio governo – e esta disputa só pode ser feita com a participação de todos os atores.


        Maria do Socorro, reiterou a necessidade de uma conversa direta dos representantes do Controle Social da Saúde com a presidenta Dilma. 

        “A presidenta recebe a todos os movimentos individualmente, mas precisa nos receber como representantes do Controle Social”. Uma solicitação formal de audiência com a presidenta Dilma foi protocolada no Plananalto.
Para o deputado Amaury Teixeira (PT-BA), o SUS é o maior patrimônio do país e é usado por todos, pobres e ricos, sendo que 75% da população brasileira é assistida única e exclusivamente pelo SUS.

 

        O deputado afirmou que o Brasil tem o maior sistema de imunização e de distribuição gratuita de medicamentos de alto custo do mundo.  “Com o dinheiro que recebe, o SUS faz milagres”, disse Amaury, que defendeu o projeto de lei de iniciativa popular SUS+10, que pretende destinar 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde.

 

 

Waldemar Gadelha
Fone: (61) 3315-3576/2560
e-mail: waldemar.neto@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I