Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de junho de 2014

 

 

Bahia começa a discutir, hoje, a saúde do trabalhador

 

 


        Começa hoje e segue até o dia 25 de julho a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Bahia (4ª CEST), com o objetivo de discutir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e o dever do Estado.


        Organizada pela Secretaria Estadual de Saúde  Conselho Estadual de Saúde, a conferência envolve as nove macrorregiões da Bahia, com 259 delegados.

 
        Todo o processo começou em maio, com diversos seminários que debateram o eixo principal da Conferência que é “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST) no Estado da Bahia”.


        Deste encontro em Salvador – que contará com painéis temáticos, plenárias, aprovação das propostas, atividade cultural – sairão os delegados que representarão a Bahia na etapa nacional da conferência, em Brasília, nos dias 10 a 13 de novembro.


        Para o secretário de Saúde do Estado, Washington Couto, a 4ª CEST é muito importante, pois vai discutir políticas públicas que visam à prevenção e proteção do trabalhador e da trabalhadora.


        A conferência é voltada para os trabalhadores e trabalhadoras dos setores formais, informais, domésticos, agrícolas, autônomos, servidores públicos, cooperativados, estagiários incluindo também os aposentados e outras representações da sociedade que pretendem contribuir na elaboração de estratégias e propostas coletivas de melhorias das condições de trabalho e promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do estado.

Tenda Maria Felipa

 

        Durante o 4ª CEST será instalada a Tenda Maria Felipa, espaço de encontro, mobilização, articulação educacional, cultural, artística e política,  onde ocorrerão diálogos e debates de temas relacionados à proposta do evento.

 

        O nome da tenda é em homenagem à corajosa Maria Felipa, que trabalhava como marisqueira na Ilha de Itaparica, mas que desempenhou papel importante na independência da Bahia. Possuía  habilidade de capoeirista e liderava as “vedetas” (vigias da praia),  um grupo composto por 40 mulheres, que entrou no acampamento do exército português, atacando os guardas e colocando fogo em 42 embarcações.

 

 

Waldemar Gadelha
Fone: (61) 3315-2560
e-mail: waldemar.netoo@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I